Itaipu e Iveco mostram o Daily Elétrico

Na última sexta-feira (28), a Iveco e a Itaipu Binacional apresentaram em Foz do Iguaçu (PR), o Daily Elétrico, o primeiro caminhão do Brasil movido à energia 100% limpa e renovável.

O projeto Daily Elétrico foi desenvolvido em parceria pelas duas empresas com o objetivo de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, tendo em vista a busca da redução das emissões de carbono. Desta forma, a Iveco e a Itaipu Binacional colocam-se como as pioneiras do setor de transporte de cargas, com emissão zero de poluentes do mercado latino americano.

A idéia surgiu quando a Itaipu Binacional convidou a Iveco a participar de uma segunda fase do “Projeto do Veículo Elétrico”, uma parceria entre a empresa geradora de energia e a Fiat Automóveis iniciada em 2006 e que resultou no primeiro veículo de passageiros elétrico do Brasil.

Aprovado em dezembro de 2008, o projeto Itaipu Binacional/Iveco escolheu o modelo Iveco Daily 55C com entre-eixos de 3.750 mm para receber a propulsão à energia elétrica, que ganhou a denominação 55C/E.

Sendo um chassi cabine-dupla ideal para o transporte de equipes de trabalho, mais carga, é uma configuração muito usada por empresas distribuidoras de energia, como é o caso das empresas parceiras no projeto (Eletrobrás, ANDE, Copel, Cemig e Light), potenciais clientes para as primeiras unidades do Daily Elétrico.

Equipado com baterias Zebra, à base de sódio, níquel e cádmio, o protótipo do Daily Elétrico tem autonomia de 100 quilômetros entre cargas. Com carga completa desenvolve velocidade máxima de 70 km/h. Vazio, a velocidade máxima chega a 85 km/h.

O tempo de recarga da bateria é de oito horas Com um sistema similar ao KERS da Fórmula-1, o Daily Elétrico é ideal para uso urbano, pois recupera energia com o freqüente pára e anda do trânsito, é silencioso e não emite CO2.

O protótipo chassi-cabine dupla leva seis passageiros mais o motorista e transporta carga útil de até 2,5 toneladas. A tecnologia do trem de força elétrico pode ser instalada em qualquer versão do modelo Iveco Daily.

O projeto atraiu interesse de grandes empresas no Brasil e Argentina. Um segundo protótipo elétrico está planejado com Itaipu em uma outra configuração da família Daily, previsto para o início de 2010.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo