Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o fim de 2004 será lançado o programa de inspeção técnica veicular em todo País. Os 31 milhões de veículos da frota nacional serão vistoriados e aqueles que forem reprovados nos testes terão que passar por reparos. Para licenciar o automóvel, o motorista deverá apresentar o laudo de aprovação na inspeção.

Esta é uma medida para aumentar a segurança no trânsito brasileiro que é o quarto na lista dos mais violentos do mundo. Segundo o ministro das Cidades, Olívio Dutra, o preço da vistoria ainda não foi definido, mas será acessível, pois o objetivo é aumentar a segurança e não a arrecadação.

Segundo ele, a responsabilidade pelo programa (que ainda não foi definida) deveria ser dos municípios. “Fica mais próximo da comunidade. Bom seria o mais descentralizado possível”, concluiu. Para o diretor do Denatran, Ailton Brasiliense, esta medida – além de aumentar a segurança no trânsito – vai ajudar o mercado de carros usados, já que os compradores terão garantias da procedência e das condições dos veículos.

Uma outra medida que deve entrar em vigor no futuro é a colocação de “chips” nos veículos para que sua identificação seja automática. Para o diretor do Denatran, este sistema acabaria com a impunidade no trânsito, já que, segundo estimativas, um terço da frota nacional não é regularizada e licenciada até porque alguns veículos são roubados.

continua após a publicidade

continua após a publicidade