Subsidiária da General Motors na Alemanha, a Opel acaba de revelar, oficialmente, fotos e dados do Insignia, sedã que substituirá o Vectra na Europa. Como previsto, o automóvel tem muito em comum com o Opel GTC Concept, apresentado no ano passado. Nos Estados Unidos, ele chegará para tomar o lugar do Saturn Aura.
O sedã Insignia terá sete opções de motorização na linha: os quatro motores a gasolina irão de um 4 cilindros com 117 cv a um V6 de 264 cv. Haverá ainda três unidades a diesel de 2.0 l com injeção direta de combustível capazes de desenvolver potências entre 112 cv e 162 cv.
Enquadrado nas regras de emissão Euro 5, o Insignia terá uma opção EcoFlex, que rodará com etanol. Produzido para acomodar e transportar cinco adultos com conforto, ele também contará com uma versão ?hatchback? com transmissão de 6 marchas automática ou manual.
?Com o Insignia, estamos introduzindo um excitante e sofisticado ?design?, que combina um trabalho artístico com a precisão alemã?, disse Mark Adams, vice-presidente de ?design? da General Motors da Europa. Com 4,83 m de comprimento, ele é 22 cm maior que o nosso Vectra, mas isso não significa que ele poderá substituí-lo no mercado nacional. Isso porque o três-volumes comercializado com esse nome aqui é o Astra europeu. Se vier para o Brasil – o que é bem provável -, o Insignia ocuparia uma faixa de mercado acima.
Será a primeira vez que a Opel oferecerá um modelo nessa categoria com sistema de tração integral, batizado de Adaptative 4×4. A ele está integrado o chassi mecatrônico FlexRide, com o sistema de estabilidade adaptativo (Adaptative Stability Technology), que reconhece as características de condução do motorista e ainda permite que ele selecione modos de comportamento de sua preferência.
Há ainda novas luzes ambiente e uma evolução do sistema de faróis adaptativos da marca. O sedã Insígnia será apresentado no Salão do Automóvel de Londres, que terá inicio em 22 de julho. As vendas na Europa estão programadas para o início em outubro.