Automobilismo

Inovação do Campeonato Paranaense de Rally

No Rally Super Prime os carros largaram de 2 em 2.

A aposta por uma prova diferente no Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade foi “surpreendente e divertida”, como ressaltou grande parte dos competidores que participaram do Rally Super Prime, nos dias 26 e 27 de abril, no Autódromo de Terra de São José dos Pinhais. A ideia surgiu a partir de um prazo curto para realizar a prova na data marcada e o RPMC, clube organizador do campeonato, entregou um novo formato.

Diferente de um rally de estágio, onde o público precisa se deslocar para um ponto específico e acessar a especial uma hora antes da largada, o Rally Super Prime foi um evento totalmente realizado dentro de um autódromo. Ou seja, muito parecido com provas de circuito, onde o público consegue acompanhar mais de perto a competição e saber quem está vencendo.

A programação começou na sexta-feira (26/04) com treinos livres. Sábado (27/04) pela manhã foi realizado um treino classificatório com três passagens pela especial. Apenas o melhor tempo obtivo por cada competidor foi levado em consideração para montagem uma chave para realização das baterias eliminatórias, realizadas sábado à tarde. Levando em consideração o formato de torneio com eliminatória dupla e o número de inscritos, os competidores foram divididos em duas categorias: os carros rally 4 e rally 5 integraram a categoria 4×2, enquanto as camionetes da RTT fizeram a categoria 4×4. Após 13 rodadas foram conhecidos os vencedores.

Entre os carros 4×2, Leo Zettel/Fred Zettel (Renault Sandero RS) travaram uma belíssima disputa com Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski (VW Up TSI) que foi definida na bateria final por meio segundo de diferença a favor dos Zettel. Já entre as picapes, a vitória foi de Fernando Possetti/Weidner Moreira (Mitsubishi Triton RS), fazendo inclusive o melhor tempo na geral.

Resultado Rally Super Prime:

Categoria 4×2:

1.º) Leonardo Zettel/Frederico Zettel – Renault Sandero RS;

2.º) Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski – VW Up TSI;

3.º) Daniel Allain/Diego Genguini – Renault Sandero RS.

Categoria 4×4:

1.º) Fernando Possetti/Weidner Moreira – Mitsubishi L200 Triton RS;

2.º) Felipe Lorenci/Maurício Neves – Mitsubishi L200 Triton Sport;

3.º) Marcelo Maronezzi/Thiago Osternack – Mitsubishi L200 Triton Sport.

Classificação do Campeonato

A pontuação para o campeonato foi considerada separadamente para as categorias Rally 4 e Rally 5, colocando a dupla Leo Zettel/Fred Zettel na liderança da categoria Rally 4 e aumentando a vantagem da dupla Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski na categoria Rally 5. Na categoria RTT (Todo Terreno) Marcelo Maronezzi abre vantagem na classificação.

Categoria Rally 4:

1.º) Leonardo Zettel/Fredederico Zettel – 31 pontos;

2.º) Daniel Allain / Diego Genguini – 26 pontos;

3.º) Rafael Tulio / Hugo Hultmann – 17 pontos.

Categoria Rally 5:

1.º) Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski – 34 pontos;

2.º) Sandro Maia/Leonardo Telles – 28 pontos;

3.º) Adib Sada/Albert Filho – 24 pontos.

Categoria RTT:

1.º) Marcelo Maronezzi/Thiago Osternack – 29 pontos;

2.º) Fernando Possetti/Weidner Moreira – 17 pontos;

3.º) Felipe Lorenci/Maurício Neves – 14 pontos.

O Rally Super Prime SJP 2024 é uma realização do RPMC – Rallye & Pista Motor Clube, com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo. Mais informações no site www.rallyclube.com.br. (Fotos: Octanas Motorsport/Divulgação).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo