A compra de um carro importado usado de luxo pode trazer mais vantagens ao proprietário do que aquisição de um veículo nacional. A afirmação é da Associação dos Concessionários Autorizados de Veículos Importados do Paraná (Acavipar).
Segundo o presidente da entidade, Adeodato Volpi, a qualidade do importado usado e o preço altamente competitivo são os diferenciais que o consumidor deve avaliar na hora da compra. “Os itens de série que incorporam os carros importados de luxo não existem nos modelos nacionais. Por isso, o custo/benefício desses automóveis é superior aos modelos comuns”, diz.
Segundo Nicholas W. Lisboa, gerente comercial da Euro Import, um modelo BMW 328, ano 95, custa em média R$ 54 mil. A diferença é que o veículo já vem equipado com motor de seis cilindros, tração traseira, duplo airbag com sistema diferenciado de impacto, freios ABS, teto solar, bancos em couro e computador de bordo com 12 funções. “Esse item permite que o ar-condicionado seja ligado, automaticamente, momentos antes do motorista entrar no carro. Isso faz com o que o interior do veículo esteja sempre na temperatura desejada”, diz.
Na comparação em segurança e conforto, um Volvo 850 GLT, modelo 95, custa hoje R$ 26 mil e seria equivalente a um Vectra ano 1999, da General Motors, avaliado em cerca de R$ 25.200. “Entretanto, o Volvo já vem com bancos de couro, dois airbags de duplo estágio, ar-condicionado temporizado, rodas de liga leve, freios ABS e a disco nas quatro rodas, direção hidráulica, vidros elétricos, computador de bordo, teto solar, assentos com regulagem elétrica, câmbio e piloto automático”, diz o vice-presidente da Acavipar, Francisco Garcia. “Se esses itens fossem acrescentados a um carro nacional, o preço final seria maior”, complementa.
A mesma opinião tem André Zacarias Frare, diretor da entidade. “Um Mercedes-Benz Classe A, hoje fabricado no Brasil, ano 1999, com direção hidráulica, duplo airbag, freios ABS nas quatro rodas, limitador variável de velocidade, controle de tração e distribuição eletrônica de frenagem custa entre R$ 25 e R$ 26 mil. Já o Golf 1999 – que seria o equivalente – tem duplo airbag, freios ABS e rodas de liga leve sai, em média, por R$ 25 mil”, diz.
E quem imagina uma desvantagem na manutenção está enganado. “Todo carro nacional ou importado precisa de manutenção. Porém ele já sai revisado da concessionária, tem garantia e não quebra facilmente”, conclui Garcia.