O novo sedan i40 da Hyundai foi apresentado no Salão de Barcelona, na Espanha. Ele segue as linhas da versão “station wagon” apresentada no Salão de Genebra em março deste ano.
Com traços do Elantra, o modelo tem medidas maiores: são 4,74 m de comprimento e 2,77 m de distância entreeixos. O i40 concorrerá na Europa com o Volkswagen Passat e o Citroën C5. O sedã estará disponível na Europa, em 4 opções de motorização, duas a gasolina e duas a diesel.
Destaque do sedan da Hyundai é o novo motor 2.0 a gasolina, que entrega 177 cavalos de potência máxima e 21,7 kgfm de torque. Combinado a uma caixa manual de seis velocidades, o i40 Sedan acelera de 0 a 100km/h em 9,7 segundos.
De acordo com a Hyundai, o consumo é de 14,7 km/l. O nível de emissões de CO2 é de 159 g / km. No entanto, a Hyundai destaca que a versão mais procurada deverá ser a 1.7 a diesel que desenvolve 136 cavalos de potência.
Mas a versão mais econômica da linha é a 1.7 a diesel de 115 cv com tecnologia “Blue Drive”, que inclui o sistema “start/stop”, pneus de baixa resistência ao rolamento e um sistema de gestão do alternador. Nessa configuração, o consumo é de 23,2 km/l, afirma a montadora.
Ressaltando o conforto e o luxo exigidos pela categoria, o i40 é oferecido com vasta lista de itens, como sensores de estacionamento, Bluetooth com reconhecimento de voz, sistema de navegação e câmera de visão traseira, entre outros itens.
Além disso, os assentos dianteiros e o volante são aquecidos e o freio de mão é elétrico. Será oferecido com cinco anos de garantia. O carro começará a ser vendido na Europa no último trimestre de 2011.
De acordo com a Hyundai, a meta é vender 60 mil unidades do modelo por ano no mercado europeu, visando atingir 3% de participação de mercado na região até o final de 2011. Os preços do modelo e dos pacotes de opcionais não foram revelados.
