A Hyundai apresentou recentemente fotos e detalhes do novo Santa Fé.

continua após a publicidade

O modelo será produzido na fábrica de Ulsan (Coréia do Sul), para abastecer o mercado coreano. As unidades destinadas aos Estados Unidos e à Europa terão linha de produção na unidade fabril de Montgomery, no estado do Alabama (EUA).

O novo Santa Fé tem estilo mais contemporâneo e dimensões superiores às de seu predecessor.

A distância entre-eixos é de 2,7 metros, ou seja, 8 centímetros extras.

continua após a publicidade

O comprimento, a largura e a altura ganharam respectivamente 15 cm, 5,5 cm e 5 cm. Assim, a cabine ficou mais espaçosa e confortável, também por meio da introdução de novos componentes no chassi e na suspensão. Segundo a Hyundai, agora o jipão absorve melhor as irregularidades do solo, o que melhora o bem estar do motorista e, principalmente, passageiros traseiros.

Recurso que aprimora tanto o conforto, quanto a dirigibilidade e a segurança é o novo sistema de tração 4WD. O Hyundai Santa Fé apresenta três fileiras de assentos, mas ?airbags? e cintos de segurança de três pontos estão disponíveis apenas para as duas primeiras.

continua após a publicidade

Na terceira, os ocupantes contam com um item de conforto, as saídas de ar independentes. O sistema de ar-condicionado permite duas zonas de temperatura na cabine do modelo, que conta ainda com controle de estabilidade, ?airbags? de cabeça tipo cortina, pedais ajustáveis, limpador de pára-brisa automático, entre outros.

A gama de motores do Santa Fé terá uma novidade, o D – 2.2, com sistema de injeção direta de diesel ?common-rail?. A motorização rende 153 cavalos e 35 kgfm de torque a 2.000 rpm, e será oferecida com o novo câmbio automático de cinco marchas, com função ?opção de trocas manuais?. Há ainda dois propulsores a gasolina, o 3.3 e o 2.7.

O câmbio manual de cinco marchas também está disponível na linha. As vendas do utilitário esportivo começam no início d ano que vem.