Por ser mais poluente, ruidoso e consumir mais combustível, os motores 2 tempos perderam espaço nas motos de rua e também nas competições de motovelocidade e “off-road”. Mas se engana quem pensa que estão mortos. A Husaberg, marca de origem sueca especializada em motos “off-road”, acaba de lançar sua linha 2011. Entre as novidades dois modelos enduro equipados com motores 2 tempos: TE 250 e TE 300.
É a primeira vez em 22 anos de história da marca sueca que ela entra no mundo dos motores de e tempos, segundo seus porta-vozes, porque “é uma tendência do mercado”. “Uma evolução e uma revolução”. Este é o lema que a Husaberg firmou para a apresentação de seus modelos 2011. A evolução fica por conta dos aprimoramentos incorporados aos modelos de 4 tempos que oferecia ao mercado.
A revolução se relaciona com o lançamento dos modelos de dois tempos. Além dos novos modelos de 250cc e 300cc, outros ainda deverão ser anunciados em breve, como um de 125cc. A linha TE (de “two stroke”, dois tempos em inglês) é equipada com motores dois tempos de última geração com capacidade cúbica de 249 cm³ e 293,2 cm³. Contam com refrigeração líquida, ajuste de ignição e a bem vinda partida elétrica. O câmbio de seis marchas acionado por embreagem multidisco em banho de óleo da Brembo tem as relações projetadas para a prática do enduro.
Na ciclística, estão quadro de berço duplo em cromo molibdênio, suspensão dianteira invertida e monoamortecedor traseiro da grife White Power, rodas reforçadas DID, eixos CNC e tudo mais que os trilheiros sonham em ter na sua moto.
Com suas novas motos de 2 tempos, a Husaberg pretende captar novos clientes oferecendo motos de baixo peso, excelente manobrabilidade, rápida entrega de potência e, principalmente, baixo custo de compra e manutenção. As novas Husaberg 2011 estarão disponíveis na rede de concessionários oficiais da marca na Europa ainda neste mês.