ja811.jpgValeu a pena participar do test-drive promovido pela GM do Brasil no seu campo de testes em Indaiatuba, no interior de São Paulo. O convite era irrecusável: andar em quatro modelos importados de renome, mas que infelizmente não serão trazidos oficialmente pela montadora.

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Dirigir alguns carros que não vemos normalmente em nossas ruas, como Chevrolet Cobalt SS, Pontiac Solstice, o clássico Chevrolet Corvette e o Hummer H3. Desta feita, enfocaremos a avaliação do menos esportivo de todos, o robusto Hummer H3.

Em versão menor que as de seus antecessores, e mais econômica em termos de consumo de combustível, o H3 2006 oferece o autêntico estilo e capacidade fora-de-estrada dos veículos Hummer, mas com o mesmo espírito "topa-tudo" que conquistou o mundo. Não como seu antecessor Humvee, o H1 militar, que conquistou espaço à força durante os conflitos do Oriente Médio, mas sim com uma nova proposta, menos agressiva em termos de proporções, e mais acessível quanto ao seu custo.

ja813.jpgTrata-se da versão civil do HMMWV – abreviatura de High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle ou veículo de múltiplo uso e grande mobilidade, em português – ou Humvee, modelo largamente utilizado pelas tropas americanas e que ganhou fama por sua versatilidade durante as intervenções militares no Iraque e no Afeganistão.

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Tanto o H3 quanto o Humvee, a versão militar, foram desenvolvidos pela AM General, antiga divisão da American Motors, e são fabricados até hoje na planta da empresa, em Mishawaka, no estado de Indiana (EUA). Foi da AM General que a GM comprou os direitos da marca Hummer, em 1999. Inicialmente, o modelo é oferecido com motor 3.5 Vortec, de cinco cilindros em linha, que rende 220 cavalos.

Comparado com a versão H2 (incluindo-se o porta-estepe externo), o H3 é 43 cm mais curto, 15cm mais baixo e 16,5 mais estreito. O novo modelo trafega confortavelmente pela cidade e representa a marca Hummer com uma incrível capacidade de se deslocar no fora-de-estrada.

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Lançado no ano passado, o H3 tem todos os atributos de um off-road autêntico, digno de sua linhagem, procedente dos famosos H1 e H2. Se depender do sucesso dos dois primeiros modelos no segmento full size, o novo modelo deve atrair bastante o público de utilitários esportivos de médio porte. Bem que gostaria de tê-lo em minha garagem. (BN)

OLHO CLÍNICO

O Hummer é um Hummer. É um veículo tão diferenciado que escapa a qualquer comparação com outro similar, mesmo diante dos mais completos modelos comerciais fora-de-estrada. Suas características de mobilidade em qualquer terreno o transformam num veículo único em sua classe, apesar de parecer um "tijolo" sobre rodas.

A sensação dentro do veículo é de estarmos num blindado. Suas formas quadradas e robustas, somadas aos vidros baixos, ajudam a realçar essa percepção. Apesar de ser a menor versão entre os Hummer, o H3 não deixa de ser grande e muito menos de passar essa idéia aos seus ocupantes.

Comprovam sua aptidão para o uso domesticado os altos níveis de conforto a bordo (embora o espaço para passageiros no banco traseiro pudesse ser melhor) e de tecnologia aplicada. Na versão avaliada, havia navegador de bordo via satélite (GPS) com tela de cristal líquido (LCD) no painel central. O sistema de som, sem leitor de arquivos MP3, tem alta fidelidade sonora, mesmo considerando as dimensões do H3.

O motor que movimenta essa maravilhosa máquina é um Vortec 3.500, de 3.5 litros, de 5 cilindros, com duplo comando de válvulas no cabeçote e comando de válvulas variável. Com 233 cv de potência e 31,1 kgfm de torque, mescla bom desempenho e economia de combustível. Possui sistema eletrônico de estabilidade "StabiliTrak", airbags frontais, laterais e de teto, sistema de som com touch-screen, entre outros. Além disso, o Hummer H3 oferece controle de tração e diferencial traseiro blocante como opcional.

No asfalto, o menor dos utilitários esporte de alto desempenho (nascido no campo militar), não consegue mostrar seu melhor. Inclina-se acentuadamente nas curvas, o que serve ao menos para mostrar uma de suas qualidades: a grande rigidez torcional de sua carroceria, que pode ser submetida ao uso intenso sem medo. Tem a opção de câmbio manual e automático, para agradar aos que gostam do conforto de um câmbio automático, e aos que têm interesses mais aventureiros, com o controle manual das marchas.

A suspensão alta, com curso longo, e pneus de perfil alto, além de serem eficazes em terrenos acidentados, fazem desse utilitário esportivo um veículo extremamente confortável. É um veículo de "guerra" e ao mesmo tempo charmoso, não importando se utilizado para trabalho ou diversão. O Hummer H3 é simplesmente diferente. (BN)

FICHA TÉCNICA

Carroceria: 4 portas, 5 passageiros, tração nas 4 rodas

Motor: Vortec, 5 cilindros em linha, 3,5 litros

Taxa de compressão: 10.0:1

Potência: 223 cv de potência a 5.600 rpm

Torque: 31,1 kgfm a 2.800 rpm

Direção: hidráulica

Caixa de câmbio: automática ou manual (opcional)

Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS

Rodas: 16×7.5 polegadas

Pneus: P265/75R16

Entreeixos: 2.842 mm

Comprimento: 4.742 mm

Largura: 1.896 mm

Altura do solo: 231 mm

Ângulo de ataque: 38°

Ângulo de saída: 36°

Aceleração: de 0 a 100 km/h em 10 segundos

Velocidade máxima: 170 km/h

Estepe: preso à porta traseira no lado externo