Dirigir alguns carros que não vemos normalmente em nossas ruas, como Chevrolet Cobalt SS, Pontiac Solstice, o clássico Chevrolet Corvette e o Hummer H3. Desta feita, enfocaremos a avaliação do menos esportivo de todos, o robusto Hummer H3.
Em versão menor que as de seus antecessores, e mais econômica em termos de consumo de combustível, o H3 2006 oferece o autêntico estilo e capacidade fora-de-estrada dos veículos Hummer, mas com o mesmo espírito "topa-tudo" que conquistou o mundo. Não como seu antecessor Humvee, o H1 militar, que conquistou espaço à força durante os conflitos do Oriente Médio, mas sim com uma nova proposta, menos agressiva em termos de proporções, e mais acessível quanto ao seu custo.
Tanto o H3 quanto o Humvee, a versão militar, foram desenvolvidos pela AM General, antiga divisão da American Motors, e são fabricados até hoje na planta da empresa, em Mishawaka, no estado de Indiana (EUA). Foi da AM General que a GM comprou os direitos da marca Hummer, em 1999. Inicialmente, o modelo é oferecido com motor 3.5 Vortec, de cinco cilindros em linha, que rende 220 cavalos.
Lançado no ano passado, o H3 tem todos os atributos de um off-road autêntico, digno de sua linhagem, procedente dos famosos H1 e H2. Se depender do sucesso dos dois primeiros modelos no segmento full size, o novo modelo deve atrair bastante o público de utilitários esportivos de médio porte. Bem que gostaria de tê-lo em minha garagem. (BN)
OLHO CLÍNICO
A sensação dentro do veículo é de estarmos num blindado. Suas formas quadradas e robustas, somadas aos vidros baixos, ajudam a realçar essa percepção. Apesar de ser a menor versão entre os Hummer, o H3 não deixa de ser grande e muito menos de passar essa idéia aos seus ocupantes.
Comprovam sua aptidão para o uso domesticado os altos níveis de conforto a bordo (embora o espaço para passageiros no banco traseiro pudesse ser melhor) e de tecnologia aplicada. Na versão avaliada, havia navegador de bordo via satélite (GPS) com tela de cristal líquido (LCD) no painel central. O sistema de som, sem leitor de arquivos MP3, tem alta fidelidade sonora, mesmo considerando as dimensões do H3.
No asfalto, o menor dos utilitários esporte de alto desempenho (nascido no campo militar), não consegue mostrar seu melhor. Inclina-se acentuadamente nas curvas, o que serve ao menos para mostrar uma de suas qualidades: a grande rigidez torcional de sua carroceria, que pode ser submetida ao uso intenso sem medo. Tem a opção de câmbio manual e automático, para agradar aos que gostam do conforto de um câmbio automático, e aos que têm interesses mais aventureiros, com o controle manual das marchas.
A suspensão alta, com curso longo, e pneus de perfil alto, além de serem eficazes em terrenos acidentados, fazem desse utilitário esportivo um veículo extremamente confortável. É um veículo de "guerra" e ao mesmo tempo charmoso, não importando se utilizado para trabalho ou diversão. O Hummer H3 é simplesmente diferente. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: Vortec, 5 cilindros em linha, 3,5 litros
Taxa de compressão: 10.0:1
Potência: 223 cv de potência a 5.600 rpm
Torque: 31,1 kgfm a 2.800 rpm
Direção: hidráulica
Caixa de câmbio: automática ou manual (opcional)
Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS
Rodas: 16×7.5 polegadas
Pneus: P265/75R16
Entreeixos: 2.842 mm
Comprimento: 4.742 mm
Largura: 1.896 mm
Altura do solo: 231 mm
Ângulo de ataque: 38°
Ângulo de saída: 36°
Aceleração: de 0 a 100 km/h em 10 segundos
Velocidade máxima: 170 km/h
Estepe: preso à porta traseira no lado externo