Hummer H3, um autêntico off-road

ja811.jpgValeu a pena participar do test-drive promovido pela GM do Brasil no seu campo de testes em Indaiatuba, no interior de São Paulo. O convite era irrecusável: andar em quatro modelos importados de renome, mas que infelizmente não serão trazidos oficialmente pela montadora.

Dirigir alguns carros que não vemos normalmente em nossas ruas, como Chevrolet Cobalt SS, Pontiac Solstice, o clássico Chevrolet Corvette e o Hummer H3. Desta feita, enfocaremos a avaliação do menos esportivo de todos, o robusto Hummer H3.

Em versão menor que as de seus antecessores, e mais econômica em termos de consumo de combustível, o H3 2006 oferece o autêntico estilo e capacidade fora-de-estrada dos veículos Hummer, mas com o mesmo espírito "topa-tudo" que conquistou o mundo. Não como seu antecessor Humvee, o H1 militar, que conquistou espaço à força durante os conflitos do Oriente Médio, mas sim com uma nova proposta, menos agressiva em termos de proporções, e mais acessível quanto ao seu custo.

ja813.jpgTrata-se da versão civil do HMMWV – abreviatura de High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle ou veículo de múltiplo uso e grande mobilidade, em português – ou Humvee, modelo largamente utilizado pelas tropas americanas e que ganhou fama por sua versatilidade durante as intervenções militares no Iraque e no Afeganistão.

Tanto o H3 quanto o Humvee, a versão militar, foram desenvolvidos pela AM General, antiga divisão da American Motors, e são fabricados até hoje na planta da empresa, em Mishawaka, no estado de Indiana (EUA). Foi da AM General que a GM comprou os direitos da marca Hummer, em 1999. Inicialmente, o modelo é oferecido com motor 3.5 Vortec, de cinco cilindros em linha, que rende 220 cavalos.

ja812.jpgComparado com a versão H2 (incluindo-se o porta-estepe externo), o H3 é 43 cm mais curto, 15cm mais baixo e 16,5 mais estreito. O novo modelo trafega confortavelmente pela cidade e representa a marca Hummer com uma incrível capacidade de se deslocar no fora-de-estrada.

Lançado no ano passado, o H3 tem todos os atributos de um off-road autêntico, digno de sua linhagem, procedente dos famosos H1 e H2. Se depender do sucesso dos dois primeiros modelos no segmento full size, o novo modelo deve atrair bastante o público de utilitários esportivos de médio porte. Bem que gostaria de tê-lo em minha garagem. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja821.jpgO Hummer é um Hummer. É um veículo tão diferenciado que escapa a qualquer comparação com outro similar, mesmo diante dos mais completos modelos comerciais fora-de-estrada. Suas características de mobilidade em qualquer terreno o transformam num veículo único em sua classe, apesar de parecer um "tijolo" sobre rodas.

A sensação dentro do veículo é de estarmos num blindado. Suas formas quadradas e robustas, somadas aos vidros baixos, ajudam a realçar essa percepção. Apesar de ser a menor versão entre os Hummer, o H3 não deixa de ser grande e muito menos de passar essa idéia aos seus ocupantes.

Comprovam sua aptidão para o uso domesticado os altos níveis de conforto a bordo (embora o espaço para passageiros no banco traseiro pudesse ser melhor) e de tecnologia aplicada. Na versão avaliada, havia navegador de bordo via satélite (GPS) com tela de cristal líquido (LCD) no painel central. O sistema de som, sem leitor de arquivos MP3, tem alta fidelidade sonora, mesmo considerando as dimensões do H3.

ja822.jpgO motor que movimenta essa maravilhosa máquina é um Vortec 3.500, de 3.5 litros, de 5 cilindros, com duplo comando de válvulas no cabeçote e comando de válvulas variável. Com 233 cv de potência e 31,1 kgfm de torque, mescla bom desempenho e economia de combustível. Possui sistema eletrônico de estabilidade "StabiliTrak", airbags frontais, laterais e de teto, sistema de som com touch-screen, entre outros. Além disso, o Hummer H3 oferece controle de tração e diferencial traseiro blocante como opcional.

No asfalto, o menor dos utilitários esporte de alto desempenho (nascido no campo militar), não consegue mostrar seu melhor. Inclina-se acentuadamente nas curvas, o que serve ao menos para mostrar uma de suas qualidades: a grande rigidez torcional de sua carroceria, que pode ser submetida ao uso intenso sem medo. Tem a opção de câmbio manual e automático, para agradar aos que gostam do conforto de um câmbio automático, e aos que têm interesses mais aventureiros, com o controle manual das marchas.

A suspensão alta, com curso longo, e pneus de perfil alto, além de serem eficazes em terrenos acidentados, fazem desse utilitário esportivo um veículo extremamente confortável. É um veículo de "guerra" e ao mesmo tempo charmoso, não importando se utilizado para trabalho ou diversão. O Hummer H3 é simplesmente diferente. (BN)

FICHA TÉCNICA

ja823.jpgCarroceria: 4 portas, 5 passageiros, tração nas 4 rodas

Motor: Vortec, 5 cilindros em linha, 3,5 litros

Taxa de compressão: 10.0:1

Potência: 223 cv de potência a 5.600 rpm

Torque: 31,1 kgfm a 2.800 rpm

Direção: hidráulica

Caixa de câmbio: automática ou manual (opcional)

Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS

Rodas: 16×7.5 polegadas

Pneus: P265/75R16

Entreeixos: 2.842 mm

Comprimento: 4.742 mm

Largura: 1.896 mm

Altura do solo: 231 mm

Ângulo de ataque: 38°

Ângulo de saída: 36°

Aceleração: de 0 a 100 km/h em 10 segundos

Velocidade máxima: 170 km/h

Estepe: preso à porta traseira no lado externo

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