A Horse Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anuncia um investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua planta de São José dos Pinhais, no Paraná.

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Essa nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os motores flex fuel de 1.0 litro (HR10) e 1.3 litro (HR13) da empresa. Com previsão de produzir 210.000 cabeçotes anualmente, a Horse criará 60 empregos permanentes. A nova linha está prevista para entrar em operação total em outubro de 2026.

“Ao investir R$ 200 milhões na produção de cabeçotes, em São José dos Pinhais, estamos comprometidos com o aumento da localização da cadeia de suprimentos para nossos motores. Essa nova linha mantém os métodos de fundição mais sustentáveis da indústria, com aterro zero e baixo consumo de energia. Isso sinaliza nosso compromisso com a América Latina e com processos de última geração em grande escala”, afirma Antonio Vaz, Diretor Global de Engenharia de Processos da Horse.

Pioneirismo em novos processos

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A nova linha de São José dos Pinhais será a primeira da Horse no mundo a usar fundição por gravidade para a produção de cabeçotes. A fundição por gravidade é um processo de alta eficiência, garantindo padrão elevado das características mecânicas e metalúrgicas.

Impulsionando motores de nova geração

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A nova linha produzirá cabeçotes para os motores turbo HR10 e HR13 da Horse. Adaptados às necessidades únicas do mercado sul-americano, tanto o motor HR10 de 3 cilindros e 1.0 litro quanto o HR13 de 4 cilindros e 1.3 litro podem funcionar com gasolina e etanol, apoiando o uso de biocombustíveis na América Latina. A HORSE produz o modelo HR10 desde janeiro deste ano em sua planta de São José dos Pinhais, enquanto a produção do HR13 iniciará em novembro de 2024.

Os motores utilizam um cabeçote em forma de delta para reduzir massa e espaço, baixar o centro de gravidade e melhorar a gestão térmica do motor. Os coletores de escape são fundidos diretamente no cabeçote para uma resposta do turbo mais rápida e torque excepcional em baixas rotações.

Investimento em novo motor

Este novo investimento se soma ao aporte de R$ 100 milhões, feito em novembro de 2023, para produzir o motor HR13 em São José dos Pinhais.  O modelo Turbo Flex 1.3 HR13 tem potência máxima de 170 cv e torque máximo de 270 Nm a apenas 1.600 rpm.

“Estes investimentos reconhecem a importância crescente do Brasil para a HORSE e para a indústria automotiva global. Isso nos ajudará a otimizar nossa cadeia de suprimentos e reforçar ainda mais o papel do Brasil como um centro de inovação automotiva”, destaca Wesley Palma, Diretor de Operações da Horse Curitiba.

Projetado para oferecer desempenho superior e eficiência energética, alinhando-se às exigências rigorosas do mercado automotivo brasileiro, o motor 1.3 Turbo poderá ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol.

Uma peça-chave para atender à demanda crescente por soluções de mobilidade mais limpas e eficientes, o HR13 é compatível com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6d) e já está no processo de certificação para os futuros e rigorosos padrões L8.

“Este investimento reflete nossa dedicação em oferecer tecnologias avançadas, responsáveis, sustentáveis e inclusivas que atendem as necessidades do mercado local”, completa Palma. (Foto: Horse Brasil/Divulgação).