Cabeçotes de Alumínio

Horse aporta R$ 200 milhões em novo projeto no Brasil

Vista da fachada da CMO Curitiba Motores no Complexo Ayrton Senna da Renault do Brasil.

A Horse Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anuncia um investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua planta de São José dos Pinhais, no Paraná.

Essa nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os motores flex fuel de 1.0 litro (HR10) e 1.3 litro (HR13) da empresa. Com previsão de produzir 210.000 cabeçotes anualmente, a Horse criará 60 empregos permanentes. A nova linha está prevista para entrar em operação total em outubro de 2026.

“Ao investir R$ 200 milhões na produção de cabeçotes, em São José dos Pinhais, estamos comprometidos com o aumento da localização da cadeia de suprimentos para nossos motores. Essa nova linha mantém os métodos de fundição mais sustentáveis da indústria, com aterro zero e baixo consumo de energia. Isso sinaliza nosso compromisso com a América Latina e com processos de última geração em grande escala”, afirma Antonio Vaz, Diretor Global de Engenharia de Processos da Horse.

Pioneirismo em novos processos

A nova linha de São José dos Pinhais será a primeira da Horse no mundo a usar fundição por gravidade para a produção de cabeçotes. A fundição por gravidade é um processo de alta eficiência, garantindo padrão elevado das características mecânicas e metalúrgicas.

Impulsionando motores de nova geração

A nova linha produzirá cabeçotes para os motores turbo HR10 e HR13 da Horse. Adaptados às necessidades únicas do mercado sul-americano, tanto o motor HR10 de 3 cilindros e 1.0 litro quanto o HR13 de 4 cilindros e 1.3 litro podem funcionar com gasolina e etanol, apoiando o uso de biocombustíveis na América Latina. A HORSE produz o modelo HR10 desde janeiro deste ano em sua planta de São José dos Pinhais, enquanto a produção do HR13 iniciará em novembro de 2024.

Os motores utilizam um cabeçote em forma de delta para reduzir massa e espaço, baixar o centro de gravidade e melhorar a gestão térmica do motor. Os coletores de escape são fundidos diretamente no cabeçote para uma resposta do turbo mais rápida e torque excepcional em baixas rotações.

Investimento em novo motor

Este novo investimento se soma ao aporte de R$ 100 milhões, feito em novembro de 2023, para produzir o motor HR13 em São José dos Pinhais.  O modelo Turbo Flex 1.3 HR13 tem potência máxima de 170 cv e torque máximo de 270 Nm a apenas 1.600 rpm.

“Estes investimentos reconhecem a importância crescente do Brasil para a HORSE e para a indústria automotiva global. Isso nos ajudará a otimizar nossa cadeia de suprimentos e reforçar ainda mais o papel do Brasil como um centro de inovação automotiva”, destaca Wesley Palma, Diretor de Operações da Horse Curitiba.

Projetado para oferecer desempenho superior e eficiência energética, alinhando-se às exigências rigorosas do mercado automotivo brasileiro, o motor 1.3 Turbo poderá ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol.

Uma peça-chave para atender à demanda crescente por soluções de mobilidade mais limpas e eficientes, o HR13 é compatível com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6d) e já está no processo de certificação para os futuros e rigorosos padrões L8.

“Este investimento reflete nossa dedicação em oferecer tecnologias avançadas, responsáveis, sustentáveis e inclusivas que atendem as necessidades do mercado local”, completa Palma. (Foto: Horse Brasil/Divulgação).

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