Uma das surpresas da Honda no Salão de Motos de Colônia 2008 foi, uma motocicleta futurista com linhas que lembravam as motos dos heróis japoneses da década de 1980.
Apareceu e surpreendeu a todos os presentes. Um ano depois, aquele conceito V4 tornaria-se realidade.
Seguindo o mesmo design ousado, a Honda apresentou recentemente a nova VFR 1200F, uma “sport-touring” que promete revolucionar o mercado. Desenvolvida como moto esportiva para percorrer longas distâncias sem cansar o piloto, a VFR 1200F causa impacto primeiramente pelo design, que foge dos ângulos retos e segue a tendência de linhas arrendondadas de outras esportivas da marca como a CBR 1000RR.
Traz belo conjunto óptico em forma de “X” na dianteira e a carenagem conta com um grande pára-brisa integrado para proteger o piloto. Na traseira, o conjunto de lanterna e piscas sutilmente reproduz a forma do farol dianteiro.
Para garantir a concentração de peso, a VFR 1200F aposta num quadro de dupla trave superior de alumínio, leve e ao mesmo tempo rígido o suficiente para garantir a estabilidade. Ao quadro dessa máquina, está preso um motor V4 de arquitetura inovadora.
O motociclista também terá mais precisão nas respostas desse V4 de 1.273 cm³ de capacidade por intermédio de acelerador eletrônico que também promete economia de combustível, de acordo com a Honda.
Com refrigeração líquida e comando simples no cabeçote, uma qualidade desse e outros motores em V é o grande torque à disposição: no caso da VFR 1200F são mais de 13 kgfm a 8750 rpm.
Mas o grande benefício para uma moto feita para viajar é a curva linear de torque que, de acordo com a Honda, coloca mais de 90% dessa força a disposição do piloto a partir de 4.000 rpm.
Isso resulta em menos trocas de marchas no câmbio de seis velocidades e mais agilidade para retomadas e ultrapassagens. Um moderno e leve eixo-cardã faz o papel de transmissão final, completando o conjunto motriz da nova Honda.
Para manter o piloto confortável e a moto estável, a balança traseira é mais longa que as convencionais e traz um único amortecedor ajustável. Na dianteira, garfo telescópico de 43 mm de diâmetro com 120 mm de curso, também ajustável.
Completam o conjunto, pneus radiais esportivos sem câmara nas medidas 120/70, na frente, e 190/55, atrás. Ambos calçados em rodas de alumínio de 17 polegadas.
Para segurar toda a potência do motor e os 267 kg a seco da nova moto, a Honda dotou a VFR 1200F de freios de última geração. Com previsão de chegada ao mercado europeu no início do próximo ano, a VFR 1200F ainda não tem preço definido pela Honda.