Chegou o momento das minivans e todo mundo está apostando numa resposta positiva em relação ao comércio desses compactos, que são pequenos por fora e generosos em espaço interno, com a altura maior do que a convencional para carros desse tamanho.
Cada vez mais, empresários jovens e solteiros também passam a participar do grupo de pessoas que buscam a versatilidade destes veículos. No Brasil, o segmento destes veículos tem no Renault Scénic e no Citroën Picasso dois pioneiros que, em pouco tempo, fizeram com que os brasileiros passassem a enxergá-los com a visão da praticidade e de conforto.
A Honda possui apenas o bom desempenho de vendas do Civic no Brasil e, há algum tempo, procura um outro modelo para enfrentar o mercado nacional. E, segundo fontes da montadora, o Fit servirá como uma luva para as novas pretensões dos japoneses. A versão tupiniquim da minivan da Honda deverá receber um motor i-VTEC de 1.3 litro, que também será fabricado por aqui. Este motor possui duas velas por cilindro e gera 86 cv de potência e, segundo os técnicos da fábrica, é capaz de rodar até 23 km com apenas um litro de combustível.Temos que aguardar para ver o rendimento deste propulsor na prática.
Vesatilidade
O assoalho plano oferece a possibilidade de aumentar o espaço interno com o remanejamento dos bancos traseiros. O tanque de combustível é colocado no meio do veículo entre duas longarinas cruzadas, o que aumenta a rigidez torcional da carroceria e absorve impactos dianteiros com a velocidade de até 55 km/h e de 50 km/h na parte de trás.
O Fit vem com “airbag” duplo de série e os bancos traseiros bipartidos vêm com fixações para a instalação de cadeiras para crianças pequenas e podem ser totalmente dobrados sobre o assoalho, formando um bagageiro de 1,72 metro de comprimento. Os assentos dos bancos traseiros também podem ser removidos. Vamos aguardar o lançamento do Fit e qual será o preço sugerido desta minivan que fez sua pré-estréia no Salão do Automóvel de São Paulo.