Há muito tempo a Honda deixou de fazer apenas figuração e é uma das marcas importantes do segmento de carros de passeio nos Estados Unidos, maior mercado automotivo do mundo. O Accord é o automóvel mais comercializado do país e o Civic também é um sucesso de vendas.
Mas a montadora agora deseja “brigar” pela fatia mais importante do mercado americano: a de utilitários. E com este objetivo prepara-se para lançar no fim deste semestre o esporte utilitário Pilot. O modelo foi apresentado no Salão de Detroit, no início de janeiro, e surge para ser um legítimo representante Honda no filão de utilitários médios-grandes.
Maior destaque do habitáculo é o número de assentos. O Pilot tem capacidade para oito pessoas distribuídas em três fileiras de bancos. A segunda e terceira fileiras de bancos podem ser totalmente embutidas no assoalho, integral ou parcialmente. Com isso, o interior do utilitário pode ser configurado de acordo com a necessidade do motorista.
O interior do Pilot conta com generosa lista de itens de conforto e segurança. Possui direção hidráulica, trio elétrico, rádio/toca-fitas/CD Player, computador de bordo, bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático e ar-condicionado, entre outros. Opcionalmente, o utilitário esportivo ainda pode receber GPS, telefone celular ativado por comando de voz e aparelho de DVD com controle remoto, que tem as imagens exibidas num monitor de cristal líquido que fica rebatido no teto.
A segurança é garantida por “air bags” frontais e laterais para motorista e carona, enquanto os freios são auxiliados por ABS e sistema eletrônico de distribuição de frenagem.
O Pilot será vendido inicialmente só com transmissão automática, de cinco velocidades, com câmbio acoplado a um motor da tradicional família VTEC, desenvolvida nos carros de Fórmula 1. Sob o capô, o esporte utilitário conta com um propulsor V6 de 3,5 litros e 24 válvulas, que possuem comando variável controlado eletronicamente. É todo feito em alumínio. O Pilot terá tração integral e diferencial central autoblocante com controle eletrônico. O sistema distribui a força da tração entre os eixos dianteiro e traseiro de acordo com a aderência das rodas ao piso.
Com isso, se uma roda começar a girar em falso, a força do eixo dela vai sendo transferida para o outro.
Com proposta familiar e “design” um tanto conservador da Honda, o Pilot exibe um aspecto discreto. O visual é limpo, com linhas levemente arredondadas. Os faróis lembram os do Civic, mas têm dimensões mais avantajadas. Na dianteira, ainda chama atenção uma espécie de “peito-de-aço”, aparente na parte inferior do pára-choque. A traseira tem apenas uma leve inclinação e grandes lanternas. A Honda aposta no Pilot para se firmar de vez no segmento que é a paixão dos motoristas americanos: o dos utilitários esportivos.