O automóvel movido a hidrogênio é o primeiro no mundo certificado pelos principais órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA – Environmental Protection Agency; e CARB – California Air Resources Board) a ser fabricado e comercializado em larga escala.
Localizado em Tochigi, no Japão, o Honda Automobile New Model Center será responsável pelo modelo. Além da linha de produção, a Unidade abriga novíssimos processos, como a instalação da bateria e do tanque de hidrogênio.
A moderna e exclusiva bateria V Flow, uma evolução da avançada tecnologia da bateria Honda FC Stack, está alojada num novo e ergonômico túnel central e é 65% menor do que a versão anterior. Com isso, o modelo se tornou de duas a três vezes mais econômico que veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos. Desta forma, o Honda FCX Clarity oferece 127 cv de potência, atinge 450 quilômetros de autonomia e 160 km/h de velocidade máxima.
Em cerimônia realizada no Japão, o presidente mundial da Honda, Takeo Fukui, apresentou os cinco primeiros proprietários do FCX Clarity, que receberão o modelo no próximo mês. Entre eles estão o produtor de cinema, Ron Yerxa, a atriz Jamie Lee Curtis e seu marido, o cineasta Christopher Guest, o empresário norte-americano Jim Salomon, a também atriz Laura Harris e John Spallino, escolhido em 2005 para ser o primeiro a testar a versão anterior do modelo.
?Este é um momento muito importante na história dessa tecnologia e um passo monumental em direção ao dia em que os carros movidos a célula de combustível farão parte do nosso cotidiano?, disse John Mendel, vice-presidente executivo da American Honda.