Com esse lançamento, a Honda amplia ainda mais a faixa de público que o modelo atinge, incluindo os consumidores que estão em busca de espaço interno amplo, versatilidade, praticidade e, sobretudo, esportividade com baixo consumo de combustível.
Tecnologia VTEC: desempenho com economia
Na prática, o motor VTEC exerce dois papéis. Em baixas e médias rotações, a economia de combustível é maior. A dirigibilidade é favorecida pelo fato de as mudanças de marchas serem menos freqüentes e a retomada de velocidade mais rápida. Em altas rotações a potência é incrementada, permitindo um desempenho mais esportivo. O bloco do motor, o cabeçote, o cárter e os pistões são produzidos em liga de alumínio. O conjunto, com menor peso e tamanho, contribui para reduzir o desgaste e aumentar a durabilidade, além de melhorar a performance e a economia de combustível.
O conceito da tecnologia VTEC consiste em dois tipos de cames num mesmo eixo de comando de válvulas. Um privilegia a economia e o outro favorece o desempenho e a potência. Isso porque no sistema o acionamento da válvula de admissão em baixas rotações foca o baixo consumo, enquanto em regimes onde uma maior potência é exigida o motor passa a admitir mais ar e combustível, sem a utilização de turbocompressores, alcançando desempenho superior.
O Honda Fit EX 1.5 litro conta com a injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Esse sofisticado sistema computadorizado conta com um módulo de controle do motor (ECM Engine Control Module) conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo. A partir dessas informações, cada injetor é ativado, de acordo com as necessidades de combustível detectadas para o bom desempenho do veículo. Os injetores de combustível são menores e têm os jatos direcionados para as duas válvulas de admissão, contribuindo para a formação da mistura ar e combustível. Essa tecnologia possui um modo de segurança que garante o funcionamento do motor mesmo no caso de falha de algum sensor.
Para diminuir o atrito entre as partes internas, o motor também é dotado de tecnologias como balancins de válvulas de alumínio e também roletados, pistões com tratamento de sulfeto de molibdênio e tensionadores da corrente de sincronização, que garantem menor peso e maior eficiência. O preço inicial do Fit EX MT 1.5 é de R$ 48.065,00 e o mais completo custa R$ 52.180,00, que estará em exposição na Niponsul, em Curitiba, a partir da semana que vem.