Sete anos após sua apresentação ao mundo automotivo, o modelo movido à célula de combustível Honda FCX passará a ser comercializado. A data prevista é o segundo semestre de 2008, como havia sido anunciado pela empresa durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. Sua versão Clarity atenderá num primeiro momento número limitado de consumidores do sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
De acordo com a American Honda, o veículo movido a hidrogênio será vendido inicialmente por meio de um plano de leasing, que deverá ter a duração de três anos e com preço médio mensal de US$ 600, incluindo manutenção e seguro contra colisão. Todos os detalhes serão anunciados próximo ao lançamento do automóvel.
O FCX Clarity chega ao mercado, entre outros detalhes, com a moderna bateria V Flow, uma evolução da avançada tecnologia da bateria Honda FC Stack. Alojada em um novo e ergonômico túnel central, esse equipamento é 65% menor do que a versão anterior.
Com isso, o modelo se tornou de duas a três vezes mais econômico que veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos. Assim, essa nova versão do FCX oferece 127 cv de potência, atinge 435 quilômetros de autonomia e 160 km/h de velocidade máxima.
Resultado de pesquisas
Desde o final de 2002, época em que os primeiros FCX foram disponibilizados, a Honda desenvolveu uma série de testes. Cedeu o modelo para órgãos governamentais e empresas japonesas, além de diversas localidades dos Estados Unidos, como Nova York, Los Angeles e São Francisco.
O início das vendas do Honda FCX Clarity é resultado do empenho da marca em desenvolver tecnologias para a produção de veículos movidos a combustíveis alternativos que possam reduzir a emissão de gases poluentes e servir como fontes de energia sustentável. O modelo foi o primeiro a receber a certificação dos principais órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos, a EPA (Environmental Protection Agency) e a Carb (California Air Resources Board).