A Moto Honda da Amazônia começa a exportar para a Europa sua primeira motocicleta 100% brasileira . Trata-se do modelo “on-off-road” XR 125L, exclusivo para exportação, que teve seu projeto baseado na moto NXR 125 Bros, lançada no Brasil pela empresa em janeiro deste ano.

Este modelo segue o conceito de adequação às expectativas do consumidor brasileiro, com base em pesquisas sobre o perfil e a forma de utilização do usuário, oferecendo maior praticidade e conforto ao pilotar em qualquer terreno, conferindo total versatilidade às motocicletas.

O resultado foi a associação de características técnicas incorporadas aos novos modelos que lhes garantissem corresponder ao conceito “on/off-road”. As primeiras motos estão sendo exportadas para a Alemanha, mas a previsão é de ampliação das vendas a curto prazo para a França e o Reino Unido.

A Honda planeja exportar 3.500 unidades deste novo modelo em um ano. A empresa já vende para o mercado externo sete das nove motocicletas produzidas em Manaus.

Os produtos vão para 62 países da Europa, Américas do Norte, Sul e Central, África, México e Austrália, mas o índice médio de nacionalização destas motos fica em torno de 80%.

Os modelos vendidos em outros países são adaptados para atender a legislação dos mercados locais em relação à emissão de ruídos e poluentes.

O modelo que está sendo vendido na Alemanha custa o equivalente a cerca de R$ 10 mil. No Brasil, a NXR 125 Bros, na versão com partida elétrica, sai em torno de R$ 5.770.

De janeiro a junho deste ano a Honda exportou 37.272 unidades, um aumento de 130% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 16.222 motos.

Para 2003 a previsão é de exportar 80 mil unidades para os 62 países que hoje comercializam modelos fabricados no Brasil. Em julho, a empresa destinou 11.294 motocicletas para o mercado externo.

De acordo com a Honda, a exportação do novo modelo obedece a filosofia mundial da empresa de intensificar seus projetos e estudos para lançar produtos que atendam às necessidades dos clientes. No Brasil, as vendas devem totalizar 780 mil unidades este ano.

continua após a publicidade

continua após a publicidade