Honda vai começar a comercializar na Ásia este Scooter fabricado na Tailândia a partir domes de novembro, com a idéia de exportar para o mundo a partir de 2010.
Com a meta estabelecida para exportação, O Honda PCX é equipado com motor projetado para atender as mais rigorosas medidas anti-padrões de poluição da Europa, Japão e E.U.A..
O motor é um monocilíndrico (único-cilindro) 125 a quatro tempos, de baixo atrito, refrigerado a água e seu novo “design” que permite fazer 50 Km por litro (2 litros por 100 km).
Para alcançar esta marca, o PCX da Honda conta com um sistema Stop & Go que desliga o motor quando o “scooter” para temporariamente. Além disso, sua alimentação é feita pela injeção eletrônica PGM-FI de combustível e um catalisador instalado no escapamento.
Para otimizar este sistema de parada automática e arranque o Honda PCX tem um alternador e sistema de bateria para reduzir o ruído do motor quando começa arrancar. Finalmente, também foi instalado um sistema de travagem CBS integral.
Em última análise, estamos olhando para um modelo que, apesar de sua pequena cilindrada incorpora quase toda a tecnologia disponível hoje para fazer um veículo a motor de combustão o mais ecologicamente possível.
Comercialmente a Honda inicia a produção deste modelo na Tailandia, como uma política de produção de baixo custo, fora das fronteiras do Japão, o que muitos outros fabricantes europeus demonstraram que é rentável, em tempos que é preciso aprender tudo do mundo para permanecer no negócio.
Apesar de sua fábrica na Tailândia estar em operação há mais de quarenta anos, até agora não tinha feito motos para serem importadas pelo mercado japonês em si.