Depois de ter mostrado o EV-neo, “scooter” elétrico no Tokyo Motor Show em outubro de 2009, a Honda acaba de anunciar oficialmente a sua comercialização no Japão a partir de dezembro de 2010.
Há tempos que vem se configurando como sendo o futuro das motos a propulsão baseada em motores elétricos.
Mas até agora, apenas pequenos fabricantes tinham se aventurado a lançar produtos no mercado, que ainda não contém a melhor especificação técnica para um uso mais generalizado, em função da limitação de autonomia e desempenho, e também pela desconfiança que os consumidores sentem em relação ao futuro de mercado das motos elétricas.
Com a entrada da Honda neste mercado, um grande passo na história da indústria motociclística está sendo dado, pois é a primeira grande fabricante global a indicar que está disposta à não só apostar, mas investir e acreditar que as motos elétricas devem constituir a nova geração de motos dos anos próximos, e não muito distantes.
A Honda teve o cuidado de desenvolver o EV-neo como um “scooter” elétrico capaz de oferecer a resistência e a durabilidade necessárias para seu uso empresarial.
Equipado com baterias de íons de lítio, o EV-neo pode ser recarregado em qualquer tomada elétrica. Seu motor, em termos de desempenho, ainda é modesto, sendo equivalente a um motor a gasolina de 50 cilindradas e com autonomia de somente 30 quilômetros com uma carga completa de baterias, permitindo o transporte de pequenos volumes a baixas velocidades, características apropriadas somente para centros urbanos. Para recarga de 80% da capacidade total das baterias são necessários apenas 20 minutos.
Inicialmente, a Honda posicionará o “scooter” EV-neo como dirigido a empresas e negócios que se dediquem especialmente a serviços de distribuição e entregas rápidas em grandes centros urbanos.