A Honda Motors do Brasil apresentou à imprensa especializada em São Paulo, a sua primeira novidade para 2008. Trata-se do utilitário esportivo Honda CR-V. A principal novidade é que ele está mais acessível.
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O motivo? A mudança da fábrica. Agora, o Honda CR-V que vem para o Brasil, chega de El Salto, no México, direto de fábrica que só produz para o mercado local e exporta com isenção de imposto devido aos acordos econômicos entre os países. Antes, o utilitário vinha do Japão e custava R$ 123.000,00. Agora, a versão 4X4 chega R$ 13 mil mais barata.
Sua motorização, bem como a carroceria, praticamente não mudou. O propulsor é o mesmo 2.0 16V de 150 cv (cavalos), com torque (força) de 19,4 kgfm, acompanhado de uma transmissão automática de cinco velocidades. A versão mais modesta (4×2) vem com painel preto, ar-condicionado analógico, toca-CDs, bancos de tecido e porta-malas com divisão (?double deck?).
A versão ?top? além da tração 4×4 ?real time? (se ajusta às situações de aderência sem necessidade da intervenção do motorista), oferece faróis de neblina, teto solar elétrico, ar-condicionado ?dual zone? (regulagem individual para motorista e passageiro do banco da frente), acabamento cinza metálico no painel, bancos de couro, porta-malas também com ?double deck?, mas com cobertura retrátil e som com capacidade para seis discos (os dois têm função MP3), Speed Volume Control (aumenta o som na medida em que acelera) e VSA (sigla em inglês para sistema de estabilidade assistida).
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O Honda CR-V 2008 é comercializado nas concessionárias da marca japonesa, na versão ?top? de linha ELX 4WD por R$110.000,00 e na versão sem tração integral nas quatro rodas, a LX 2WD R$ 94.000,00. A montadora acredita que comercializará 9.000 unidades em 2008, sendo 30% da versão mais cara e 70% da mais barata.
Seu público-alvo são ?emergentes? donos de utilitários esportivos, um segmento relativamente novo, que surgiu quando a Ford lançou o EcoSport, há quatro anos. Mas, diante da tão pequena diferença de preços entre os modelos e por se tratar de um mercado de luxo na faixa dos R$ 100.000,00, provavelmente essa participação de vendas será redimensionada. E a Honda afirma estar preparada para isso.
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