Na terça-feira passada (12), a Honda apresentou oficialmente o híbrido CR-Z no Salão de Detroit.
O destaque do hatch é seu consumo de 13,2 km/l na cidade (informação da montadora).
Parte da economia deve ser creditada ao pequeno motor elétrico de 13,4 cv, que auxilia o 1.5 a gasolina de aproximadamente 109 cv (a Honda não divulgou a potência separada dos motores). O modelo virá equipado de fábrica com câmbio automático CVT, com relações de marcha continuamente variáveis. Opcionalmente pode vir com transmissão manual de seis velocidades, na qual a última marcha tem como função baixar a rotação do motor em velocidade de cruzeiro.
Apesar de ser híbrido, categoria de veículo geralmente focada na economia, o CR-Z pode oferecer ao motorista uma tocada mais “nervosa”. Para isso ele possui três configurações de condução: esportiva, normal e econômica.
Na esportiva, parte do painel fica vermelho, enquanto motor e câmbio promovem respostas mais ágeis.
Na normal o painel fica azul, enquanto na econômica a luz verde indica o baixo consumo de combustível.
Nesta configuração até o ar-condicionado altera seu funcionamento para roubar menos potência do motor.
Sua atraente carroçaria revela um coupê compacto de linhas modernas, em que chama a atenção o desenho de sua traseira, com o vidro na vertical, bem ao estilo de outros carros como o Citroen C4. É o estilo “Kammback”que a Honda recuperou de modelos míticos como o CRX.
Se trata de um 2+2 que esconde sob sua silhueta o primeiro carro híbrido com câmbio manual de 6 velocidades, que chega para complementar a gama híbrida da Honda, que conta com o Insight e com o Civic Hibrido.