Mesmo depois de muito suspense, a Honda não revelou por inteiro a nova geração do Civic no Salão de Detroit, que abriu suas portas à imprensa no último dia 10.
O público teve acesso ao Salão a partir do dia 15. Em vez de mostrar o carro em suas linhas finais, a montadora japonesa exibiu um protótipo muito próximo ao modelo que será comercializado neste ano nos Estados Unidos e em meados de 2012 no Brasil.
O modelo conceitual é apresentado em Detroit nas versões SI cupê e sedã. Sem romper totalmente com as linhas do carro que liderou o segmento dos sedãs médios durante alguns anos no Brasil (desde 2009 o arquirrival Toyota Corolla ocupa esta posição), a Honda foi conservadora.
A frente mudou pouco e chega a lembrar o Kia Cerato, enquanto a traseira, que recebeu as maiores modificações, lembra o Accord, “irmão” maior do Civic. Na lateral, as linhas parecem praticamente às mesmas. E seu painel continua com dois níveis e velocímetro digital.
Junto ao Civic de 4 portas, a Honda apresentou também o conceito do Si, que nos Estados Unidos é oferecido em carroceria cupê de 2 portas (se ele continuar a ser vendido no Brasil será como sedã).
A gama para o mercado norte-americano será composta por duas versões Si, duas opções a gasolina (sedã e cupê), uma movida a gás natural e outra híbrida. Por lá, todos os modelos serão equipados com VSA (Vehicle Stability Assist, ou controle de estabilidade do veículo) e alguns terão o dispositivo “Eco Assist”, que é capaz de alterar alguns parâmetros de funcionamento do carro para poupar combustível.
Próxima geração do sedã será fabricada na unidade de Sumaré, em São Paulo. No entanto, a montadora japonesa, confirmou o lançamento da versão híbrida para 2012.