Holden Efijy lembra os bons anos 50s

ja1x.jpgPoucos automóveis ou estilos são tão particulares quanto os modelos dos anos cinqüenta. E a Holden, o braço australiano da GM, parece que tem boas memórias desta época. Tanto que aproveitando o Salão Internacional do Automóvel de Sydney (Austrália), preparou um estonteante carro-conceito que mescla o belo e curvilíneo estilo dos anos cinqüenta com a tecnologia de chassis e trem de força atuais.

O carro chama-se Efijy e foi construído sobre outro conceito Holden, o FJ, apresentado em 1953. O EFIJY é maior, mais largo, mais baixo e muito mais potente que o FJ, mas mesmo assim nos remete ao passado e ao simbolismo da época. Os estilistas da Holden aproveitaram-se do estilo curvilíneo para discorrer sobre a beleza harmoniosa e sugestiva das curvas sobre as carroçarias automotivas. Em seu conceito, o alongamento das linhas e a formação de ângulos mais agressivos dão um toque todo especial e charmoso. Isto sem descartar a aplicação intensa de cromados, a adoção de áreas metálicas onde, hoje, são usados polímeros.

ja83a.jpgNo interior, um dos vários pontos altos deste conceito, é purista. O painel de instrumentos tem formas angulosas. Os instrumentos são circulares e até o volante nos faz lembrar dos bons anos ?50, apenas adaptado em tamanho. Ao centro, escamoteável, uma tela de cristal líquido resume os comandos eletrônicos e permite, por exemplo, com apenas um toque, que a altura do carro seja reduzida em 27 mm e vice-versa. Os bancos, uma história à parte. E o incrivelmente intimista óculo traseiro determina a formação do ambiente interno: puro conforto.

ja83c.jpgO Holden Efijy é equipado com motor Chevrolet V8 de 6 litros (Corvette LS2 preparado), que recebeu como aparato pressurizante um compressor volumétrico (Roots Type) entre vários outros detalhes. A potência máxima saltou para 654 cv @ 6400 rpm e o torque para 79,02 kgfm @ 4200 rpm, mais do que razoáveis para o câmbio automático de apenas quatro velocidades (acoplado ao diferencial), cujo escalonamento deve proporcionar condução mais confortável do que esportiva.

Seus amortecedores são a ar, o que permite ajustes e diferenciação entre o eixo dianteiro e traseiro. As rodas traseiras, responsáveis pela tração, são 10 x 22 polegadas e as dianteiras 9 x 20 polegadas, todas usinadas em peças de alumínio sólido. E os discos de freio (todos ventilados), são acionados por pinças de alto desempenho com seis e quatro pistões, respectivamente na frente e atrás.

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