Com mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil, o Fusca permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982). O primeiro modelo (que se chamava Volkswagen Sedan) a rodar no Brasil veio importado da Alemanha em 1950, antes da Volkswagen instalar sua primeira linha de montagem no País, em 1953. Em 1959 foi produzido o primeiro Fusca brasileiro, com 54% de nacionalização de peças.
Em 1984, a Volkswagen adotou oficialmente o nome Fusca. O "V" em alemão tem som de "F", daí a sonorização "Folks". O povo brasileiro, pela simpatia que tinha pelo modelo, carinhosamente rebatizou o Volkswagen Sedan para Volks e posteriormente para Fusca. Em 1986 sua produção foi encerrada.
No entanto o carro voltou a ser fabricado no Brasil entre 1993 e 1996, quando definitivamente despediu-se da linha de produtos da marca no País. O Fusca ainda foi produzido no México até 2003, quando a série especial "La Ultima Edición" marcou a retirada do modelo em todo o mundo.
O Fusca Clube do Brasil irá comemorar o Dia Nacional do Fusca no domingo, dia 23 de janeiro, no pátio da fábrica da Volkswagen na Via Anchieta, km 23,5, em São Bernardo do Campo/SP, a partir das 8h30.