ja811.jpgA nova geração do utilitário esportivo Hilux SW4 chega às concessionárias da rede Toyota. O modelo é o primeiro utilitário esportivo da marca a ser produzido no Mercosul, na unidade de Zárate, em Buenos Aires, na Argentina.

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Em virtude do sucesso da picape Hilux no mercado brasileiro, a Toyota resolveu manter, no utilitário esportivo SW4, as mesmas linhas modernas e arrojadas de seu irmão. Olhando de frente, os dois veículos são praticamente idênticos. Têm frente inclinada, pára-choque robusto, faróis multirrefletores de duas lâmpadas, grade de desenho horizontal e faróis de neblina em formato circular. As maiores diferenças ficam para as laterais e para a traseira.

Os destaques laterais ficam por conta da linha de cintura alta da frente até a traseira, da coluna C com desenho inclinado que, em conjunto com os pára-lamas, as rodas de liga leve de 16 polegadas e os estribos, garantem maior esportividade ao modelo. Os espelhos retrovisores e as maçanetas são da cor da carroceria.

Na traseira se sobressaem as lanternas multirrefletoras, com ?design? inovador, que se prolongam pelas extremidades laterais, além de invadir a tampa do porta-malas. O carro traz ainda ?spoiler? traseiro, contendo a terceira luz de freio, e ampla porta que facilita acesso ao bagageiro.

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Internamente o acabamento e o amplo espaço garantem bom nível de conforto. O modelo vem com painel de instrumentos em dois tons e detalhe cromado sobre o conjunto de instrumentos, composto por três aros. Além disso, o console central inclui o mostrador do computador de bordo de oito funções (relógio, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média, tempo de viagem, autonomia e bússola) e logo abaixo vem o sistema de áudio para seis discos, que possibilita a leitura MP3. O jipe traz ainda ar-condicionado com controle digital.

Há também apenas uma versão de acabamento, a SRV, mas o câmbio está disponível na opção manual de cinco marchas ou automático de quatro. Todos os modelos estão equipados com tração 4×4 permanente, que segundo a Toyota é diferente do sistema utilizado na picape Hilux. Apesar de compartilhar plataforma com este modelo, o Hilux SW4 tem distância entreeixos menor: são 2,75 metros, ante 3,08 m da picape. A suspensão traseira do jipe também é diferente da utilizada na picape. (BN)

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Olho clínico

O Hillux SW4 chega ao mercado com versão única de motorização, a eletrônica 3.0 turbodiesel, com injeção direta ?common-rail?. O propulsor, que rende 163 cavalos e 35 kgfm de torque entre 1.400 e 3.200 rpm, corresponde à mais avançada tecnologia em motores turbo diesel (D4-D) desenvolvida pela Toyota no mundo. A suspensão dianteira é independente, com barra estabilizadora, triângulos sobrepostos e molas helicoidais. Na traseira há eixo rígido com quatro ?links? e molas helicoidais. Construído com vistas no ?off-road?, o SUV apresenta bons ângulos de ataque (30º), saída (25º), inclinação máxima de 43º e ângulo central de 23º. Os números não são exatamente ?off-road?, mas não podem ser ditos insuficientes. A SW4 é parte do Projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle), com o qual a Toyota Mercosul iniciou o lançamento da picape Hilux.

Para assegurar uma frenagem estável e eficiente, a nova Hillux SW4 é equipada com freios a disco dianteiros (16 polegadas) e tambor na traseira com válvula reguladora sensível a carga. Além disso, com a finalidade de melhorar a capacidade de frenagem em pisos de baixa aderência, ambas as opções (manual ou automática), contam com sistema ABS nas quatro rodas.

Para efetivar a absorção da energia gerada por impactos laterais, frontais e traseiros, minimizando os danos sobre os passageiros, a nova Hillux SW4 foi projetada com o sistema da Carroçaria Deformável. E seu habitáculo foi concebido como uma célula de sobrevivência para proteger os passageiros em caso de acidente. Incorpora ainda, coluna de direção deformável, barras de proteção contra impactos laterais e pedal de freio desarmável. Conta também com ?airbags? dianteiros para o motorista e passageiro dianteiro.

Durante a avaliação do novo utilitário esportivo, deu para perceber que, na estrada local onde usamos o Hilux SW4, nas versões mecânica e automática, por cerca de 50 quilômetros , o modelo é esperto, tem boa estabilidade, apesar do tamanho, e garante primoroso conforto. Essas foram as primeiras impressões deixadas pelo utilitário esportivo da Toyota. Pelo menos, deu para perceber que, para aqueles consumidores que podem desembolsar de R$ 140.800,00 a R$ 149.000,00 para utilizarem estes veículos apenas como automóvel de passeio, a compra vale a pena. A garantia da Hillux SW4 é de 3 anos sem limite de quilometragem. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, longitudinal, turbodiesel, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, com sistema de injeção direta e eletrônica de combustível ?common-rail?

Cilindrada: 2.982 cm³

Potência: 163 cv a 3400 rpm

Torque: 38,5 kgfm entre 1400 rpm e 3200 rpm

Taxa de compressão: 17,9:1

Câmbio: Manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades com regulagem eletrônica (ECT)

Comprimento: 2,17 m

Largura: 1,84 m

Altura: 1,85 m

Entre-eixo: 2,75 m

Capacidade de carga: 635 kg (M) e 595 kg (A)

Peso: 1.880 kg a 1900 (M) e 1900 kg a 1.915 (A)

Suspensão: Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barras estabilizadoras na dianteira; 4-link, 4 pontos de fixação, e molas helicoidais na traseira

Freios: Discos ventilados na dianteira e a tambor com LSVP (válvula proporcionadora sensível à carga) na traseira. ABS nas quatro rodas

Tanque: 65 litros

Vão livre do solo: 220 mm

Preço sugerido: a partir de R$ 140.800,00