Estilo exclusivo com interior funcional, prazer ao dirigir, silencioso e espaçoso. Assim é o Chevrolet HHR que a GM do Brasil apresentou no Salão do Automóvel de 2006 em São Paulo, em outubro passado. O modelo fez tanto sucesso no Los Angeles Auto Show de 2005 que a GM decidiu produzi-lo em série na fábrica de Ramos Arizpe, no México.
O HHR possui desenho inovador em relação aos modelos da General Motors vendidos no mercado brasileiro. Seu teto alto foi inspirado no Chevy Suburban 1949, enquanto outros detalhes do carro carregam elementos da picape "roadster" SSR. Na dianteira chamam a atenção os pára-lamas alargados com inclinação profunda, o capô em peça única, estampado em metal, a grade do radiador com a gravata dourada ao centro e o desenho do farol que, segundo os estilistas da montadora americana, incorpora efeitos de iluminação de jóias. A antena de teto foi colocada na parte da frente do teto, logo acima do pára-brisa.
A traseira também conta com pára-lamas alargados que formam um desenho robusto em conjunto com o grande pára-choque pintado na cor do carro. As lanternas traseiras duplas e arredondadas são heranças dos primeiros Corvettes. Pequenas para o tamanho do carro, mas não deixam de ter seu charme. O vidro traseiro é amplo e conta com limpador/lavador e "brake-light" na parte superior interna.
Quando observado de lado, o HHR se parece com o PT Cruiser da Chrysler, e se for vendido por aqui, será seu maior adversário. Ambos possuem linhas arredondadas e grandes portas. Há três vidros de cada lado do carro, o que aumenta a luminosidade interna e oferece bastante visibilidade, principalmente para o motorista. Para completar, há cromados nas maçanetas das portas, nos espelhos-retrovisores externos e nas rodas de 17 polegadas de alumínio com cinco raios.
No interior do HHR os ocupantes encontram muito conforto, inclusive para os passageiros do banco de trás. Há bastante espaço para as pernas. Conseqüência do bom tamanho do carro. Os bancos traseiros, para três pessoas, são do tipo bipartido (60/40), que podem ser escamoteados para obter uma superfície plana junto com o banco do passageiro dianteiro. O interior espaçoso do Chevrolet HHR oferece a capacidade de carga de um SUV. Seu porta-malas acomoda de 638 litros a 1.634 litros com os bancos rebatidos. Muito bem projetado, ele oferece um assoalho de carga plano e contínuo. Seu interior conta com soluções de armazenamento inteligentes e acomoda de tudo, desde alimentos a pranchas de surfe. (BN)
OLHO CLÍNICO
Internamente, o Chevrolet HHR desperta sensação de conforto. Em seu painel, os mostradores dos instrumentos possuem grafismos cromados e são de fácil visualização. Na parte central, teclas de controle do sistema de ar-condicionado, do CD player e dos vidros elétricos. Na parte superior do painel central há um grande porta-luvas auxiliar, ideal para aparelhos de MP3, telefones celulares, óculos de sol, entre outros.
Embora o HHR seja oferecido com duas motorizações nos Estados Unidos (2.2 e 2.4 litros), a versão avaliada no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), estava equipada com motor Ecotec de 2.4 litros de 175 cv de potência máxima a 6.200 rpm e 23,2 mkgf de torque máximo a 5.000 rpm. A taxa de compressão é de 10.5:1. Dados de desempenho não foram disponibilizados pela montadora. Esse propulsor conta com injeção seqüencial multiponto de combustível com injetores de alta pressão e controle eletrônico de aceleração.
Durante a avaliação na pista de testes da GM do Brasil em Indaiatuba (SP), o HHR, construído na mesma plataforma do novo Chevrolet Cobalt, mostrou excelente desempenho e confirmou que será forte concorrente do PT Cruiser. É ágil quando exigido. Tem boa estabilidade, freia bem e oferece muito conforto para motorista e passageiros. Sem contar o rodar silencioso.
Seu motor 2.4 respondeu bem nas retas, mostrando que trabalha em perfeita sintonia com a transmissão 4T45 automática de 4 velocidades, controlada eletronicamente. As trocas das marchas são suaves e bem silenciosas. E seu freio mostrou-se bem eficiente. Segundo a montadora, seu sistema de freio conta com disco na dianteira e tambor na traseira. A maciez também é outro ponto de destaque do HHR. Conseqüência da boa suspensão: amortecedores independentes com barra estabilizadora na frente e barra de torção semi-independente com barra estabilizadora atrás.
Depois da avaliação, uma certeza: a GMB deveria trazer o modelo para o mercado brasileiro. O HHR é realmente fantástico. Pois se chegar com os mesmos equipamentos de série do modelo comercializado nos Estados Unidos e por um preço convidativo, será um sucesso de vendas. Lá, todas as versões estão disponíveis com ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, espelhos retrovisores externos elétricos, piloto automático e entrada remota sem chave. O sistema de som possui seis alto-falantes e uma tomada de entrada auxiliar na parte dianteira para conexão de iPod ou outra fonte de áudio. Impossível não se encantar com o Chevrolet HHR. (BN)
