Harley lança duas novas variações da XL 1200 Custom

A XL 1200 Sportster Custom foi lançada em 2011 e desembarcou no ano passado aqui no Brasil. Com desenho clássico, rodas de liga leve, pneus mais largos, lanterna com LEDs e capa sobre o farol, a 1200 Custom deixava os cromados reservados às duas saídas de escapamento e trazia o tradicional motor Evolution de dois cilindros em “V” com acabamento em preto e aletas de refrigeração polidas. O modelo nasceu com a vocação de ser customizada e receber inúmeros acessórios ou itens personalizados.

Agora para 2013, a Harley-Davidson resolveu fazer isso por conta própria. Lançou duas novas versões com a mesma base mecânica da XL 1200 Custom. Batizadas de XL 1200 CA e XL 1200 CB Custom Limited, as novas motos têm o mesmo motor e quadro, mas com acabamentos, rodas e guidões diferentes.

Modelo base

Para criar os novos modelos, a Harley usou como base a Sportster XL 1200 Custom equipada com o motor Evolution, conhecido pelos fãs como Blockhead. Instalado pela primeira vez em uma motocicleta H-D em 1984, esse propulsor de dois cilindros em “V” e 1.200 cm3 vibra menos que o Twin Cam, usado nos modelos maiores, mas demonstra bom torque em baixas rotações, porém menor rendimento em altos giros. Outra diferença para os motores maiores da H-D é que o câmbio tem apenas cinco marchas, porém a transmissão final é feita pela tradicional correia dentada.

A Sportster 1200 Custom tem visual mais encorpado e “musculoso”, evidenciado pelas rodas de 16 polegadas com pneus largos o Michelin Scorcher na medida 130/90-16 na frente e 150/80-16 na traseira. Além disso, seu tanque de combustível é maior: 17 litros para aumentar a autonomia, além de “encorpar” ainda mais o visual da motocicleta. O único senão é que a linha Sportster não conta com freios ABS.

XL 1200 CA: urbana e ágil

Mario Villaescusa / Agência Infomoto

Com uma pintura em dois tons laranja e marrom escuro (que parece preto, mas não é) a versão XL 1200CA faz uma homenagem às corridas americanas de Stockcar, de acordo com a Harley-Davidson. Como prova de sua herança mais esportiva, a XL 1200 CA Limited tem guidão drag-bar, reto e inspirado nas motos de arrancada, além de utilizar rodas de liga leve com cinco pontas.

O guidão reto em conjunto com as pedaleiras fixadas no centro dda moto dão ao modelo uma personalidade mais urbana. Ao sentar na moto, o piloto flexiona as pernas e projeta o tronco à frente para alcançar o guidão. Mais do uma simples questão estética, tanto o guidão como as pedaleiras proporcionam uma posição de pilotagem mais sentada e, consequentemente, urbana.

Mais estreita que sua irmã CB e com o piloto em uma posição de “ataque”, o modelo CA é mais ágil em mudanças de direção e também passa com mais facilidade nos corredores formados pelos carros. Por outro lado, suas pedaleiras mais recuadas raspam com facilidade nas curvas e a posição de pilotagem cansa mais, principalmente, quando se pega a estrada. O vento acima de 120 km/h “acerta” em cheio o peito do motociclista e, com o passar dos quilômetros, as costas ficam cansadas.

XL 1200 CB: estradeira e relax

Mario Villaescusa / Agência Infomoto

Já a XL 1200 CB foi feita para os motociclistas que preferem o estilo mais estradeiro e relaxado das clássicas custom. Com uma pintura Black Denim (preta fosca) exclusiva, tem um ar mais “sombrio” e visual “bad boy”.

As mudanças ciclísticas também contribuem para o visual de moto perso,nalizada. Em vez de liga leve, rodas com raios cromados e aros pintados em preto. O guidão é no estilo Mini Ape, no qual os braços vão levantados, e os comandos são avançados, com as pedaleiras fixadas na parte frontal do quadro. Com isso a posição de pilotagem é um convite a pegar a estrada: o motociclista vai sentado com as pernas esticadas e os braços relaxados.

O guidão Mini Ape pode até transmitir a imagem de uma motocicleta pesada e difícil de manobrar, mas confesso que me surpreendi. Neste caso os braços do piloto ficam em uma posição mais elevada que os tradicionais guidões das motos custom, porém propicia mais conforto sem prejudicar a maneabilidade do modelo. Claro que sua largura maior dificulta para circular entre os carros e prejudica um pouco contornar curvas, mas em compensação melhora e muito a posição de pilotagem para rodar na estrada.

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