Na semana do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, quando as atenções de todos os aficionados do automobilismo de competição se voltam para o templo da velocidade que é o Autódromo Internacional da Cidade de São Paulo – Interlagos, não poderíamos deixar de matar a saudade dos leitores, abordando a história dessa pista de corridas e o desempenho de famosos pilotos do passado em suas curvas e retas, ao longo dos seus originais 7.960 metros de extensão.
A pista do Autódromo de Interlagos foi inugurada no dia 12 de maio de 1940, com a realização do III Grande Prêmio Cidade de São Paulo. Foram inscritos 47 carros, sendo 17 deles desclassificados nas prévias por não terem alcançado a velocidade mínima permitida.
Brasileiros, argentinos e portugueses, pilotando carros das marcas Alfa Romeo, Bugatti, Ford V8 adaptado, Renault, Maserati, Fiat, Wanderer, Chrysler e Buick, entre outras.
O vencedor da prova foi Nascimento Júnior, pilotando um Alfa Romeo de 3.500cc que havia comprado do argentino Carlos Arzani, atingindo média horária de 111,864 km/h. Em segundo lugar ficou Chico Landi com Maserati de 3.000cc e em terceiro Geraldo Avelar pilotando outro Alfa Romeo de 2.900cc.
Chico Landi. |
Outro fato marcante da história de Interlagos foi a presença, por duas vezes, daquele piloto que conseguiu um feito extraordinário no mundo da velocidade, ou seja, o argentino Juan Manuel Fangio, penta campeão mundial.
No dia 13 de janeiro de 1952 Fangio, que havia sido campeão mundial em 1951, disputou nessa pista um Grande Prêmio Cidade de São Paulo. Tanto ele quanto outro argentino – José Froilan Gonzalez – e ainda o brasileiro Chico Landi correram com Ferrari 166F.
Outro piloto brasileiro famoso na época – Gino Bianco – correu com Maserati A6GCS de 3.250cc. Quem venceu a corrida? Fangio, alcançando a média de 118,527 km/h. Em segundo ficou Francisco Marques, com Maserati 4CL e em terceiro lugar, José Froilan Gonzalez.
Em 1957 Juan Manuel Fangio, então o mais famoso piloto do maior campeonato mundial de automobilismo voltou a Interlagos. Diga-se de passagem que a presença desse argentino numa competição equivaleria hoje àquela de um piloto como Schummacher, tamanha a sua fama.
Fangio, defendendo a escuderia Madunina, correu com Maserati de 3.000cc, contra Mario Valentim – Ferrari de 3.000cc, Chico Landi – Maserati de 3.000cc, Henrique Casini – Ferrari de 3.000cc, além de outros pilotos com Ferrari, Maserati, Ferrari Testarossa e Porsche. Quem venceu? Fangio, claro, ficando em segundo Henrique Casini e em terceiro lugar Chico Landi. (Ari Moro).