O veículo de bombeiros batizado de H2O que a Peugeot está mostrando no Salão de Paris 2002 é simultaneamente um demonstrador tecnológico da pilha de combustível e um “concept car” de luta contra o fogo, podendo ser utilizado tanto em reconhecimentos quanto em intervenções urbanas em zonas pouco acessíveis a um equipamento de grandes dimensões.

O exterior

Pela sua forma e apresentação o Peugeot H2O revela-se simpático, lúdico, mas ao mesmo tempo crível, tanto pelo princípio técnico como por tudo aquilo que se relaciona com a luta contra o fogo. O modelo foi desenvolvido levando-se em consideração as opiniões e sugestões feitas por bombeiros e especialistas no combate ao fogo.

A dianteira do veículo evidencia uma clara identificação com a marca. Atrás do habitáculo, que comporta dois ocupantes, existe um compartimento que acomoda uma escada telescópica. Ao redor localizam-se espaços para organização de ferramentas, tomadas e ligações características de um veículo de bombeiros.

Os faróis são retilíneos, a parte inferior da frente do veículo é marcada por uma ampla entrada de ar, que sugere robustez, e por uma barra cromada destinada a dinamizar o conjunto dianteiro.

O capô, o pára-brisas avançado e o formato do teto compõem um conjunto esteticamente homogêneo e bonito. Do lado esquerdo existem duas alças de apoio e degraus escavados no flanco, permitindo subir na parte elevada do veículo. Luzes de alerta de cor azul, cuja forma se integra no conjunto da sinalização deste tipo de veículo, também ficam no teto.

O compartimento traseiro, de formato cilíndrico, associa-se ao estilo do “H2O”, apresentando uma tampa em metal polido que ostenta no centro o leão da marca. Sobre o compartimento há uma escada telescópica feita em liga leve. Além dos elementos metálicos polidos, o conjunto da carroceria é pintado na cor vermelha, as rodas em liga leve têm diâmetro de 18″ e são equipadas com pneus 215/45. O cubo da roda também é pintado na cor da carroceria, tendo a figura do leão no centro.

O interior

O painel do H2O, moderno e funcional, também é vermelho com detalhes metálicos e incorpora vários comandos, além do conjunto de mostradores, com amplo nível de informação e múltiplas saídas de ar para conforto dos passageiros.

A parte central superior do painel recebeu um visor multi-função, um telefone e um sistema GPS. À frente do passageiro, há um segundo visor ligado a um computador, que permite visualizar a cartografia das ruas. Os dois bancos e o interior do veículo são revestidos em “neoprene” vermelho. Nos painéis das portas existe uma espécie de estrutura metálica, no centro da qual se encontram os espaços reservados para colocação de ferramentas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade