A Ford lançou um guia de orientação da revista “Cláudia”, a publicação faz parte da campanha “Eu tenho, eu cuido” e tem como objetivo orientar as clientes. O guia aborda temas como alinhamento e balanceamento, bateria, filtros de ar, óleo e combustível, velas, correia conservar o automóvel novo por mais tempo. A distribuição do guia é feita nas concessionárias da marca., amortecedores, óleo, pastilha de freio, limpador de pára-brisa, “kit” de embreagem e catalisador. Também explica como o modo de dirigir influencia no desgaste de peças importantes do carro e lembra a importância de fazer as revisões.

continua após a publicidade

Lembra também, que dar uma “aceleradinha” antes de ligar o carro  só serve para desperdiçar gasolina e comprometer o motor. O combustível não queimado pode alterar o óleo das paredes do cilindro do motor e causar danos ao longo do tempo. E que deixar o pé sobre a embreagem, faz com que o disco esquente, desgastando componentes da transmissão, como platô, rolamento e disco de embreagem.

Frear bruscamente. Ao avistar um buraco na pista, algumas motoristas têm o costume de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto sobre o obstáculo é muito maior, o que acaba sobrecarregando a suspensão e o próprio sistema de freios. Arrancadas bruscas, além de aumentar o consumo de combustível, reduz a vida útil das engrenagens, dos pneus e da embreagem.

Usar as marchas no limite de rotação. Isso só deve acontecer apenas em situações específicas, como uma ultrapassagem. Em outros momentos, “esticar” as marchas provoca desgaste do motor e gasta mais combustível.

continua após a publicidade

E estacionar com os pneus na guia. Cuidado, pois a pressão desigual deforma a estrutura dos pneus, além de afetar o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção.

De acordo com Rodolfo Possuelo, gerente de “marketing” de serviço ao cliente da Ford, “A proposta do guia é trazer um conhecimento dos itens de manutenção, orientando sobre os cuidados básicos, além de dicas no modo de dirigir. Ele foi especialmente preparado para o público feminino, mas contém informações que atendem a todos os motoristas”. De fato, tem muito homem dirigindo por aí que não sabe disso. E gosta de arrancar quando o sinal abre, “cantando” pneu…

continua após a publicidade