A guerra no Iraque tem provocado um súbito aquecimento nas vendas do utilitário-esportivo H2, da Hummer (marca que pertence à General Motors) nos Estados Unidos. As revendas americanas informaram que somente em março foram vendidas 3.300 unidades do possante veículo.

Juntamente com os carros, também se esgotaram uma série de artigos relacionados ao H2, como camisetas, bonés, blusões, chaveiros e adesivos. Os jipões da Hummer ganharam fama mundial em 91, ao serem usados para conduzir os soldados americanos nos desertos do Oriente Médio, na época para libertar o Kuwait da invasão do Iraque.

Em 1991, durante a Guerra do Golfo, a TV mostrava helicópteros sobrevoando o campo de batalha. E a 5 metros do solo soltavam os jipes, que caiam no chão e saiam rodando. Os tais jipes eram os Hummer. Eles foram encomendados pelo exército americano, para substituir o velho jipe Willys, aposentado em 1981.

Com tanta publicidade assim, não demorou para surgir a versão civil em 1992, o Hummer H2. O superjipe Hummer era o sonho impossível dos americanos. Em 1998, o Hummer chegou oficialmente ao Brasil, que importou cerca de 12 veículos. Eles também foram comprados por gente famosa como Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger e Mike Tyson.

continua após a publicidade

continua após a publicidade