Grid recorde (44 carros), pista molhada, muita emoção e incidentes. Foi assim a prova conjunta do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, que reuniu as categorias Porsche Cup (carros com motor de 3,8 litros) e Porsche Challenge (3,6 litros) no autódromo de Estoril, na tarde deste sábado. Constantino Júnior ficou com a vitória na Cup e Sylvio de Barros alcançou sua primeira vitória na Challenge.

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A prova portuguesa repetiu a experiência bem sucedida da corrida de Buenos Aires, em setembro de 2010. Os 20 Porsche Cup alinharam na frente, de acordo com o resultado da prova “solo” e com inversão dos oito primeiros colocados. Logo depois, vieram os 24 Porsche Challenge, na ordem exata em que terminaram a bateria exclusiva da categoria. Com isso, a primeira fila foi ocupada por Charles Reed e Guilherme Figueirôa. Entre os Challenge, Gil Farah e Sylvio de Barros lideravam o pelotão.

Com pista molhada e sob chuva fina, a largada foi dada com safety car e com bandeira amarela na primeira curva após a liberação da corrida com bandeira verde. Foi a maneira encontrada pela direção de prova para evitar acidentes na primeira curva, devido à falta de aderência e de visibilidade. Charles Reed aproveitou bem a vantagem de não poder ser ultrapassado na primeira curva e liderou as duas primeiras voltas. Na terceira, foi ultrapassado por Constantino, que liderou a corrida até o final, e na seguinte por Rosset. Charles se manteve entre os seis primeiros colocados até a volta 9, quando uma rodada jogou-o para a 13ª posição. Clemente Lunardi também aproveitou a experiência na pista molhada e repetiu o terceiro lugar obtido na primeira corrida do dia. Maurizio Billi, Marcelo Franco e Roberto Posses completaram os seis primeiros colocados. Nas voltas finais, o sol apareceu e brilhou forte, mas não foi suficiente para secar a pista.

A corrida da Porsche Challenge também teve muitas emoções. Gilberto Farah, Sylvio de Barros e Rodolfo Ometto Rolim mantiveram os três primeiros lugares durante um bom tempo, até que Farah rodou e permitiu a Sylvio alcançar sua primeira vitória desde que começou a correr de Porsche, em 2009. A luta pelo quarto lugar também foi emocionante: depois de várias trocas de posição, o mexicano Paco Salcedo ultrapassou Amilcar Collares nas voltas finais e garantiu a posição. Salcedo teve sua tarefa facilitada pela bandeira azul mostrada a no momento em que a dupla da Challenge levava uma volta de Constantino Júnior, líder da Cup: Collares deu passagem a Constantino e Salcedo aproveitou para ganhar a posição do brasileiro. Fernando Barci foi o sexto colocado na categoria.

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Resultado final da prova conjunta em realizada em Estoril:
Categoria Porsche Cup:
1.º) Constantino Júnior, 13 voltas em 27min52s796, média de 125,2 km/h;
2.º) Ricardo Rosset, a 5s488;
3.º) Clemente Lunardi, a 19s998;
4.º) Maurizio Billi, a 21s826;
5.º) Marcelo Franco, a 25s332;
6.º) Roberto Posses, a 30s305;
7.º) Ricardo Baptista, a 31s717;
8.º) Tom Valle, a 38s796;
9.º) Daniel Paludo, a 42s147;
10.º) Eduardo de Souza Ramos, a 42s179;
11.º) Charles Reed, a 52s038;
12.º) Guilherme Figueirôa, a 53s169;
13.º) Adalberto Baptista, a 1min03s585;
14.º) Marcel Visconde, a 1min07s596;
15.º) Danilo Fernandez, a 1min28s064;
16.º) Henry Visconde, a 1min28s247;
17.º) Marcos Barros, a 1min41s358;
18.º) Ésio Vichiese, a 1min42s694;
19.º) Sérgio Ribas, a 1 volta; e
20.º) Omilton Visconde Jr., a 3 voltas.
Volta mais rápida: Ricardo Rosset, 1min59s883, média de 125,6 km/h.

Categoria Porsche Challenge:
1.º) Sylvio de Barros, 13 voltas em 29min31s442;
2.º) Rodolfo Ometto Rolim, a 5s757;
3.º) Gilberto Farah, a 14s169;
4.º) Paco Salcedo, a 27s385;
5.º) Amilcar Collares, a 30s141;
6.º) Fernando Barci, a 1 volta
7.º) Carlos Ambrósio, a 1 volta;
8.º) Tommy Soubihe, a 1 volta;
9.º) Gui Affonso, a 1 volta;
10.º) Carlos Silveira, a 1 volta;
11.º) Eduardo Azevedo, a 1 volta;
12.º) Marcelo Stallone, a 1 volta;
13.º) Jorge Borelli, a 1 volta;
14.º) Bernardo Parnes, a 1 volta;
15.º) Alan Turres, a 1 volta;
16.º) Daniel Schneider, a 1 volta;
17.º) Armando Marracini, a 1 volta;
18.º) Benny Lago, a 2 voltas;
19.º) Paulo Moreno, a 2 voltas;
20.º) Edu Guedes, a 4 voltas;
21.º) Christiano Freire, a 7 voltas;
22.º) André Lara, a 7 voltas;
23.º) Flávio Rietmann, a 7 voltas;
24.º) Sérgio Maggi, não completou a primeira volta;
Volta mais rápida: Rodolfo Ometto Rolim, 2min8s201, média de 117,4 km/h.

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Classificação dos campeonatos
Porsche Cup (soma dos pontos das duas provas):
1.º) Ricardo Rosset e Constantino Júnior, 40 pontos; 3.º) Clemente Lunardi, 34; 4.º) Maurizio Billi, 26; 5.º) Roberto Posses, 24; 6.º) Marcel Visconde, 18; 7.º) Guilherme Figueirôa, 14; 8.º) Charles Reed, 14; 9.º) Marcelo Franco, 12; 10.º) Eduardo de Souza Ramos, 12; 11.º) Tom Valle, 10; 12.º) Adalberto Baptista, 10; 13.º) Ricardo Baptista, 9; 14.º) Sérgio Ribas, 8; 15.º) Daniel Paludo, 7; 16.º) Esio Vichiese, 5; 17.º) Marcos Barros, 4; 18.º) Henry Visconde, 3; 19.º) Danilo Fernandez, 1; e 20.º) Omilton Visconde Júnior, sem pontos.

Porsche Challenge (somente o melhor resultado):
1.º) Gil Farah e Sylvio de Barros, 20 pontos; 3.º) Rodolfo Ometto Rolim, 18; 4.º) Gui Affonso e Paco Salcedo, 14; 6.º) Eduardo Azevedo e Amilcar Collares, 12; 8.º) Edu Guedes e Fernando Barci, 10; 10.º) Christiano Freire e Carlos Ambrósio, 9; 12.º) Marcelo Stallone e Tommy Soubihe, 8; 14.º) Sérgio Maggi e Carlos Silveira, 6; 16.º) Armando Marracini, 4; 17.º) André Lara e Jorge Borelli, 3; 19.º) Bernardo Parnes, 2; 20.º) Alan Turres, 1; 21.º) Daniel Moraes Schneider, Beny Lago, Carlos Moreno e Flávio Rietmann, sem pontos.