Para o Salão de Nova York deste ano, a Chrysler levou a quarta geração do Jeep Grand Cherokee.
O utilitário esportivo passa a usar a plataforma do M-Benz ML, ainda remanescente da antiga parceria DaimlerChrysler, e mantém a forte identidade que sempre o caracterizou.
Seu desenho futurista, até certo ponto lembra o perfil de um Touareg. Para melhorar sua estabilidade, o centro de gravidade foi rebaixado. A carroceria está mais larga e baixa e as rodas foram deslocadas para as extremidades. Sua dianteira mantém a tradicional grade com sete entradas de ar verticais usada nos Jeep.
A lista de modificações inclui o aumento de 10 cm no comprimento da cabine, que segundo a Jeep proporciona mais espaço aos ocupantes da fileira de bancos traseira.
Os faróis estão mais afilados e perderam os contornos superiores arredondados.
As laterais têm caixas de rodas destacadas e com contornos quadrados. Na traseira, as lanternas agora são horizontais e invadem a tampa do porta-malas, lembrando um pouco a usada no BMW X5.
Com a nova plataforma, o Grand Cherokee abandonou o eixo rígido traseiro e passa a utilizar suspensão independente com molas pneumáticas. São cinco posições de altura: Normal (20,5 centímetros do solo), Off-Road 1 (24,3 cm), Off-Road 2 (28,2 cm), Park (para estacionamento, a 16,7 cm do solo) e Aero, a 19 cm, selecionado quando o veículo roda em velocidades mais altas.
A novidade sob o capô ficou por conta das modificações no motor 3.6 V6 de 280 cv, que agora tem a capacidade de utilizar o chamado E85, mistura de 85% de álcool e outros 15% de gasolina.
Completam a gama de motores as opções 5.7 HEMI de 380 cv, 4.7 V8 de 303 cv e CRD 3.0 V6 turbodiesel. Todas as versões vêm com câmbio automático de cinco velocidades e sistema de tração integral “Quadra-Drive II”, que adequa a transmissão a exigência do terreno.
Esse sistema de tração incorpora o “Selec-Terrain”, que permite escolher entre cinco programas para uso em areia/lama, pedras, neve, esportivo ou automático. Em cada um deles, motor, acelerador, câmbio, tração suspensão e freios trabalham de uma forma. Assim, de cara nova e mecânica atualizada, o carro foi um dos destaques da montadora no recente Salão de Nova York.
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