Grande, espaçoso e com visão panorâmica impressionante. Assim é o Citroen Grand C4 Picasso, o primeiro carro Space Vision do mercado.
Graças a barras laterais finas e ao inédito pára-brisa panorâmico, que propicia visibilidade vertical superior a de um monovolume tradicional. Este pára-brisa é acompanhado de pára-sol deslizante e dobrável, inspirado no famoso trem francês TGV.
Seu visual externo é diferente e dinâmico. Suas linhas harmoniosas contribuem para uma notável aerodinâmica. A dianteira tem faróis com luzes de posição superiores e horizontais, enquanto a grade frontal traz largos ?chevrons?, símbolo da marca, em destaque.
O capô curto é típico do segmento, enquanto as colunas dianteiras finas privilegiam tanto o design quanto a visão. Na traseira apresenta desenho inovador, principalmente nas lanternas, que avançam pela coluna, criando uma forte identidade. Rodas de liga leve Baikal, de 16 polegadas, com pneus 215/55 completam o seu visual.
Com capacidade para até sete passageiros, o Grand C4 Picasso esbanja comodidade por conta de suas dimensões e seu espaço interno otimizado.
Tem um posto de direção inovador e conta com três fileiras de bancos. O volante e seu entorno é um caso à parte.
Além de possuir o centro fixo, agrega inúmeros botões e alavancas, que vão desde os do computador de bordo, borboletas de trocas de marchas do câmbio automático, chaves de seta, de limpadores e até a própria alavanca do câmbio automático.
Tudo foi centralizado neste literal painel de controle. Camuflado por discreta tampa, fica o rádio. Até o freio de mão, de acionamento elétrico, fica no centro do painel, que abriga um Perfumador de Ambiente.
Os retrovisores externos contam com regulagem elétrica, rebatíveis eletricamente e indexado à marcha à ré. Tem até lanterna portátil recarregável dentro do porta-malas.
Conta também com freio de estacionamento automático. E possui retrovisor de vigilância para crianças e um sistema acionável a partir do banco do motorista ou à distância por controle remoto que bloqueia portas e vidros traseiros.
Complementa toda tecnologia do Grand C4 Picasso, sensor inteligente que calcula vaga para estacionamento.
Seu motor e o câmbio herdados do C4 Pallas – 2.0 16V, a gasolina, de 143 cv, com caixa automática de quatro marchas seqüencial, respectivamente – conseguem gerar boa mobilidade para a minivan.
Nada de acelerações bruscas, mas sim compatíveis com a proposta do carro. Sua suspensão é macia, mas garante boa estabilidade inclusive em velocidades mais altas. O Grand C4 Picasso é uma minivan familiar de muito conforto e charme. (BN)
Ficha técnica
Motor: Motor dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, gasolina
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 20,4 kgfm de 4.000 rpm
Câmbio: Câmbio automático sequencial
Comprimento: 4,59 m
Largura: 1,83 m
Altura: 1,71 m
Entre-eixo: 2,72 m
Porta-malas: 208 litros
Peso: 1.560 kg
Suspensão: Independente, tipo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora, na dianteira, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Freios: À disco ventilado, na frente, e disco sólido, atrás, com ABS, ESP, ASR, AFU e REF
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 89.800,00