Golf GTi VR6: esportivo para a garagem de poucos

Uma verdadeira raridade, produzida na unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (inicialmente para exportação), pode ser adquirida por pouco mais de R$ 100 mil. Trata-se do Golf GTi, versão VR6, série esportiva limitada em 99 unidades para o mercado brasileiro. Para garantir exclusividade aos compradores, a Volks decidiu numerar os carros. No painel, sobre a tampa do porta-copos, uma placa com acabamento em alumínio, trará um número de série, do 01 ao 99.

Alta performance

Avaliado pelo Jornal do Automóvel num trecho da Estrada das Praias (BR-277), o Golf GTi VR6 agradou. No primeiro contato com o carro, nota-se que o banco do motorista é do tipo envolvente, e vem com regulagens de altura, assim como o volante. Na primeira acelerada o potente motor ronca forte. O câmbio manual de seis marchas é justo. A manopla da alavanca se encaixa firme na mão e permite trocas rápidas.

Em poucos segundos, o velocímetro já registra a velocidade de 110 km/h. Tudo isso graças ao seu motor 2.8 V6, de 24 válvulas, que gera 200 cavalos a 6.200 rpm e torque (força) de 27 kgfm a 3.200 rpm. Praticamente não se percebem trepidações na estrada. Em curvas fechadas o carro apresentou boa estabilidade e segurança, mantendo o seu traçado original, sem exigir grandes correções no volante.

Do lado de fora, nota-se os aerofólios e “spoilers” laterais pintados na cor do carro, faróis com lentes escuras, lanternas traseiras transparentes, rodas de liga leve aro 17, pneus de perfil 225/45, faróis de neblina e escapamento com ponteira oval. Essa versão esportiva só será oferecida com três portas.

Por dentro, o acabamento interno é todo de couro preto, com filetes vermelhos no volante, nas alavancas do câmbio, do freio de mão e nos cintos de segurança. O revestimento interno das portas e o console central vêm com nuances em alumínio. Também há equipamento de som Moonson com toca-CDs e toca-fitas e tomada de 12 volts no porta-malas.

Na parte de segurança, o carro traz “airbags” frontais e laterais, imobilizador eletrônico de ignição, freios a disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados, com sistema ABS , além de ESP e ASR.

Segundo a Volkswagen, o Golf GTi VR6 atinge a velocidade máxima de 209 km/h e acelera da imobilidade aos 100 km/h em 7,7 segundos, marca respeitável para esse esportivo. (BN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo