No Brasil o câmbio automático ainda não é tão popular. A máxima de ter o carro na mão, passando as marchas e percebendo o desempenho do motor, é praticamente uma unanimidade.
De cada 10 carros, apenas dois saem com o equipamento no País. Em países como os Estados Unidos, Japão e na Europa, quase 80% dos veículos são equipados com a transmissão automática.
Mas agora, as montadoras instaladas no Brasil têm ofertado o equipamento como item opcional e, em algumas versões, os carros vem com o câmbio automático. Tanto que a Volkswagen equipou o Gol com a transmissão ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox, câmbio automatizado sequencial).
Nas concessionárias, duas versões para o Gol I-Motion: 1.6 e Power. Para esta avaliação, optamos pela mais completa, Power, com preço sugerido a partir de R$ 38.695,00.
A grande vedete deste Gol é a transmissão automatizada ASG, que tem como base a transmissão MQ 200, fabricada em Córdoba, na Argentina.
Para que o motorista entenda, nesse sistema não há embreagem (como qualquer veículo com câmbio automático). No caso, a embreagem é acionada por intermédio de sistema hidráulico.
No caso do Gol avaliado, a transmissão ASG pode ser usada de modo totalmente automático, com a seleção das marchas definidas por uma central eletrônica de acordo com a rotação do motor, ou de forma manual e em seqüência, por intermédio da alavanca do câmbio no console central ou através das borboletas “paddle shifts” (opcionais) atrás do volante.
O Gol I-Motion é ideal para motoristas que dirigem de forma mais conservadora.
Na estrada, a caixa automatizada de cinco marchas responde melhor e oferece melhor conforto para condutor e ocupantes, trocando as marchas mais suavemente.
Quando as acelerações são mais homogêneas, os trancos são suavizados.
Dirigir com a transmissão automatizada na cidade requer um pouco de prática e paciência.
Por causa do anda, para, anda, para no trânsito, o motorista sente um pouco mais os trancos nas trocas das marchas, passando pequeno desconforto para todos.
Em conjunto com o motor de 1.6 litro VHT Total Flex, de 101 cv de potência quando abastecido com gasolina e 104 cv com 100% de etanol no tanque, e torque máximo de 15,4 mkgf com gasolina e 15,6 mkgf com etanol, o câmbio automatizado leva o Gol I-Motion de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos com gasolina e 10,4 segundos com álcool.E de acordo com a VW alcança a velocidade máxima de 190 km/h com gasolina e 192 km/h com etanol.
Mesmo com as melhorias, o sistema automatizado está muito distante da suavidade e precisão das trocas dos automáticos de última geração e da delicadeza do câmbio CVT. (BN)
Ficha técnica
MOTOR: Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.598 cm³
POTÊNCIA: 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina) a 5.250 rpm
TORQUE: 153 Nm (álcool) e 151 Nm (gasolina) a 2.500 rpm
CÂMBIO: Manual automatizado I-Motion de cinco velocidades
TRAÇÃO: Dianteira
DIREÇÃO: Por pinhão e cremalheira, com opção de assistência hidráulica
RODAS: Dianteiras e traseiras em aro 14″, com opção de roda de aço ou de liga-leve de aro 15″
PNEUS: Dianteiros e traseiros 175/70 R14, com opção de pneus 195/55 R15
COMPR.: 3,90 m
ALTURA: 1,46 m
LARGURA: 1,66 m
ENTREEIXOS: 2,47 m
P.-MALAS: 285 l
PESO: (em ordem de marcha) 971 kg
TANQUE: 55 l
SUSPENSÃO: Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
CORES: Branco cristal, cinza Vulcan, Preto Ninja, Prata Light, Vermelho Flash,
Cinza Urano e Vermelho Radiante
PREÇOS: R$ 34.605 mil (1.6 I-Motion) e R$ 38.695 (1.6 Power I-Motion)
