Lançada recentemente pela Volkswagen no Polo I-Motion, a transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox, câmbio automatizado seqüencial), agora está ao alcance dos compradores do Novo Gol e do Voyage.
Os dois modelos já estão nas revendas com esta opção, que oferece ao motorista mais conforto ao dirigir por um custo bem menor do que o dos carros com câmbios automáticos tradicionais.
Com este lançamento, a Volkswagen oferece ao consumidor os modelos mais acessíveis do mercado: o Novo Gol I-Motion, com acesso à melhor tecnologia para o segmento dos compactos e o Voyage representando a categoria de sedans compactos.
A disponibilidade dessa solução moderna e eficiente no Novo Gol e no Voyage atende à demanda dos consumidores destes modelos que gostariam de também contar com a opção do sistema de transmissão automatizada. A transmissão ASG do Novo Gol e do Voyage é a mesma utilizada no Polo I-Motion, que tem como base a conceituada transmissão MQ 200, fabricada em Córdoba, na Argentina.
Ela soma à resistência, durabilidade e suavidade no acionamento características desse câmbio, a conveniência das trocas de marchas e acionamento da embreagem por meio de um sistema eletroidráulico.
O conforto e facilidade de uso são similares aos câmbios automáticos tradicionais, com conversor de torque ou continuamente variáveis (CVT), mas com vantagens no que diz respeito ao preço e custo de manutenção. A disponibilidade da transmissão automatizada no Novo Gol e no Voyage beneficia um segmento de mercado muito importante, os portadores de necessidades especiais, que passarão a contar com opções mais acessíveis, que podem ser adquiridas com as facilidades proporcionadas pela política de isenção de impostos para pessoas com limitações motoras.
A transmissão manual com acionamento automatizado não provoca perda de potência e aumento de consumo como ocorre com os câmbios automáticos tradicionais e mesmo os tipos CVT.
Por ter preço consideravelmente menor, adapta-se melhor aos carros médios e compactos. Essas características tornam as transmissões automatizadas interessantes para os consumidores que buscam, pela primeira vez, as vantagens que encontrariam em um câmbio automático.
Nos últimos anos a popularidade do câmbio automático no mercado brasileiro tem crescido de forma expressiva. O número de veículos nacionais equipados com este tipo de transmissão passou de 2% das unidades fabricadas em 2000 para 7% em 2008. Desde então, a gama de modelos automáticos ofertados cresceu de apenas 6 para 32 e a projeção para 2009 aponta para 8% de participação nas vendas.