Muita coisa mudou na quarta geração do VW Gol. O visual foi rejuvenescido com as últimas alterações no capô, pára-choques dianteiro, tampa traseira e lanternas. E o conjunto final é agradável. Visto de frente, o carro ficou com visual mais limpo e moderno, com destaque para os novos faróis em policarbonato, transparentes e mais alongados e para o elemento em ?V? da dianteira, formado pelo novo capô com vincos para dentro, que se prolongam até o pára-lama, e pelo renovado pára-choque.
No interior do modelo existem muitas novidades. A quarta geração do Gol ganhou novo painel de instrumentos, novos difusores de ar, parecidos com os do Ford Fiesta, nova cor ambiente, na tonalidade cinza e com detalhes em preto, acionamento dos vidros elétricos nas portas, novos porta-objetos (agora são 11 na versão de duas portas e 13 na de quatro portas), volante de três raios e novos tecidos de revestimento dos bancos.
Confortável para dois adultos na frente e até três crianças atrás. Mas cinco adultos altos ficam muito apertados. O porta-malas é bom (285 litros), embora não fique plano quando os encostos do banco traseiros são rebatidos. Objetos longos ficam apoiados apenas pelas pontas, desequilibrando-se. Na questão de espaço, não houve mudança considerável em relação aos modelos anteriores. (BN)
OLHO CLÍNICO
Usando gasolina como combustível, o modelo agrega 65 cavalos de potência, torque máximo de 9,1 kgfm a 4.500 rpm, atinge os 100 km/h em 13,4 segundos e a máxima de 164 km/h. E com o combustível renovável, o carro alemão ganha 3 cavalos de potência, torque máximo de 9,2 kgfm a 4.500 rpm, faz de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e bate o ponteiro nos 165 km/h. Números satisfatórios tratando-se de um veículo 1.0.
As arrancadas são boas e a manutenção da velocidade com o motor ?cheio? (acima de 4.000 rpm) também agrada. Na cidade e nas retomadas estão os pontos negativos: o motor não é ?esperto? em baixas rotações. Acelerar só aumenta o barulho, e praticamente não acontece mais nada. A suspensão é confortável e isola muito bem os ocupantes das irregularidades do terreno. Tem-se a agradável sensação de maciez, normalmente só encontrada em veículos mais pesados, não obstante sem desequilíbrios. A estabilidade é boa, com reações neutras nas curvas.
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, longitudinal, duas válvulas por cilindro
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 65 cv a 5.750 rpm (G) e 68 cv a 5.750 (A)
Torque: 9,1 kgfm a 4.500 rpm (G) e 9,2 kgfm a 4.500 rpm (A)
Taxa de compressão: 10,8:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento: 3,93 m
Largura: 1,64 m (2 p) e 1,65 m (4 p)
Altura: 1,41 m
Entre-eixos: 2,46 m
Porta-malas: 285 litros
Peso: 867 kg (2 p) e 892 kg (4p)
Tanque: 51 litros
Preço: a partir de R$ 24.187,00