O novo Gol City 1.0 Total Flex é equipado com o mesmo motor de 1.0 litro 8 válvulas utilizado pelo Fox desde seu lançamento. A diferença é que, no caso do Gol, ele foi adaptado para a posição longitudinal. O modelo desenvolve uma potência de 65 cv (com 100% de gasolina) e de 68 cv (com 100% de álcool). A versão convencional do carro a gasolina rende os mesmos 65 cv, enquanto que a versão a álcool desenvolve 61 cv.
Além do motor flexível, o novo Gol City Total Flex oferece uma ótima relação custo-benefício e um conjunto bastante completo de opcionais de livre escolha. Entre eles, destacam-se: duas ou quatro portas, pintura metálica, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, preparação para som e lavador/limpador do vidro traseiro.
Os ganhos de potência, rendimento e desempenho do novo Gol City devem-se, principalmente, à adoção do sistema RSH (?rollenschlepphebel? em alemão, ?balancins acionados por roletes?), que melhora substancialmente a geometria de acionamento das válvulas do motor. O RSH reduz o atrito interno no acionamento do motor e ainda permite um melhor enchimento dos cilindros com a mistura ar-combustível.
Equipado inicialmente com motor de 1.6 litro, o Gol foi o primeiro carro flexível da Volkswagen. Atualmente, a marca oferece 6 modelos flexíveis (Gol, Parati, Saveiro, Fox, Polo e Polo Sedan), com três tipos de motorização (1.0, 1.6 e 1.8). Hoje mais de 70% dos veículos montados pela VW do Brasil saem de fábrica com a marca Total Flex. O Gol City 1.0 Total Flex tem preço sugerido ao público a partir de R$ 22.742,00.