Com vendas iniciadas em novembro do ano passado, a GMB mostrou que o Meriva Easytronic (minivan) foi feito para famílias que usam o automóvel principalmente na cidade, e tem conforto para quatro pessoas. A versão dispensa o pedal de embreagem e permite que o motorista escolha entre dois tipos de condução: manual ou automatizado. No primeiro as trocas são feitas de forma seqüencial.
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A novidade atende a antiga solicitação dos consumidores: uma opção com câmbio automático. Mas antes de você se dar por satisfeito, a GMB esclarece que não se trata de uma transmissão automática e sim de uma versão manual automatizada. Esse é o segredo da Meriva Easytronic. Com exceção da inscrição ?Easytronic?, na tampa traseira, o visual do Meriva é o mesmo de sempre. Desde o seu lançamento no País, em agosto de 2002, ele preserva a mesma aparência e medidas.
Seu motor é o conhecido 1.8 Flexpower com potência entre 112 cv (cavalos) com gasolina e 114 cv (álcool). Dados da GMB dão conta de que a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,4 segundos (com álcool), e a velocidade chega a 182 km/h com os dois combustíveis. Seu moderno sistema de freios segura a minivan com facilidade.
Para dar a partida na Meriva, é preciso que a alavanca esteja na posição ?N?, de neutro, e o pé direito no pedal do freio. Quando está no automatizado, o carro troca as marchas. No seqüencial (basta um toque para a posição ?A/M?), o comando é seu. Para engatar a marcha à ré, pressione o gatilho e puxe a alavanca de câmbio para a posição ?R?. Uma vez acostumado, o motorista acha a condução bem fácil e agradável, com destaque para a posição elevada de dirigir.
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No modo automatizado, atuam sobre o veículo sensores eletrônicos que escolhem a melhor marcha a partir da velocidade e da rotação do motor. No começo você vai dar aceleradas, trancos e colocará a mão sobre a alavanca para mudar de marcha. Mas, depois de se acostumar, vê que é possível extrair o melhor desses dois sistemas.
A indicação da marcha engatada no monovolume da Chevrolet é feita por meio de pequena tela digital, na base do conta-giros. Quando posicionada no modo automatizado, a tela exibe a letra ?A?. Superada essa fase, nada de anormal, pois a minivan é ágil, acelera com tranqüilidade e é fácil de estacionar em pequenas vagas.
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O câmbio conta ainda com o recurso ?kickdown?, para ajudar em manobras que exijam mais força do motor, como ultrapassagens ou subidas de ladeira. Para acioná-lo, basta pressionar o pedal do acelerador até o fim do curso. Assim a minivan ganha velocidade rapidamente, não colocando a manobra em risco. O Meriva Easytronic é econômico e agradável de dirigir. (BN)
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.796 cm³ de cilindrada
Potência: 112 cv (gasolina) a 114 cv (álcool) a 5.600 rpm
Torque: 17,7 kgfm a 2.800 rpm
Câmbio: automatizado de cinco velocidades (Dualogic)
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson; traseira semi-independente com amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,04 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,57 m de altura e 2,63 m de entreeixos
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