GMB ajuda a desenvolver o Hummer H3T

hummer01030408.jpgApresentada no Salão do Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2008, a nova picape Hummer H3T foi desenvolvida com a participação do centro de Engenharia Global da GM no Brasil. O veículo faz parte do trabalho de integração existente entre os cinco centros de referência de Engenharia da Corporação, entre eles o de São Caetano do Sul/SP.

Parte do desenvolvimento do Hummer H3T aconteceu no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba/SP, que também responde pela ?federalização? de outros modelos da empresa, comercializados em vários mercados, além do Brasil, tais como o Opel Astra, Saturn Astra e o Hummer H3G.

hummer02030408.jpgO neologismo ?federalização? significa preparar um veículo fabricado em um determinado país, para que ele possa rodar em outros mercados, sob o ponto de vista de nível de emissões de poluentes, especificações de motor, calibragem de suspensão e validação, entre outros aspectos. Um exemplo claro disso é a capacidade da Engenharia brasileira de ?federalizar? aqui um veículo de origem norte-americana para rodar em países com mão inglesa, ou seja, com volante do lado direito, como os da Grã-Bretanha, África do Sul e Japão.

Segundo a GM o Hummer H3T apresentado no Salão Internacional de Chicago estará à venda, como modelo 2009, nos mercados dos Estados Unidos, da Europa e do Oriente Médio, a partir do terceiro trimestre de 2008. Produzida em Shreveport, nos Estados Unidos, a picape será oferecida apenas com tração integral nas quatro rodas e motor de cinco cilindros ou oito cilindro em ?V?, este último que desenvolve 300 cv de potência máxima. A cabine dupla comporta cinco ocupantes, e a caçamba tem 1,5 metro de comprimento, capaz de levar até duas motocicletas.

hummer03030408.jpg?Esse trabalho está inserido no intercâmbio de informações e tecnologia cada vez maior entre os Centros de Engenharias Globais da General Motors espalhadas pelo mundo. Este é apenas um dos muitos programas que participamos no Centro Tecnológico de Engenharia Global no Brasil, com vistas a desenvolver veículos para rodar em qualquer país?, explica Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM LAAM, que engloba a América Latina, África e Oriente Médio.

O vice-presidente da GM do Brasil José Carlos Pinheiro Neto enfatiza que ?nos últimos anos a engenharia da GMB desenvolveu marcantes veículos para o mercado nacional, a exemplo do Celta, a picape Montana, o Prisma, projetos 100% feitos pelos designero e engenharia brasileiros e, mais recentemente, o modelo Vectra GT?.

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