Em relação à primeira geração, a nova Zafira ficou maior e ganhou novos sistemas ligados ao conforto e entretenimento. Seu desenho está mais futurista, seguindo o estilo do novo Astra. Os faróis direcionais de xenônio, ligados ao sistema de navegação por satélite, estão entre os itens em comum nos dois modelos. Outro destaque visual da dianteira fica por conta das entradas de ar mais largas, integradas ao pára-choque. A traseira também ganhou novos detalhes, que deixaram o carro com aspecto mais moderno e imponente.
Com os dois assentos da terceira fileira rebatidos, o porta-malas da Zafira comporta 620 litros, 20 litros a mais do que a capacidade de carga de seu predecessor. Na cabine, a caixa de câmbio foi reposicionada para a parte de baixo do painel do console.
Dependendo do nível de acabamento, a cabine da minivan pode ter até 30 porta-objetos. A grande novidade fica por conta do teto solar panorâmico, dividido em quatro grandes telas de vidro. Os motores (dois a gasolina e dois a diesel) têm potências que variam entre
100 cv e 200 cv. O mais forte é o 2.0 turbo de 200 cv, que leva a Zafira à velocidade máxima de 220 km/h. Os câmbios manual e automático da primeira geração da minivan foram mantidos.
Como a GM do Brasil recentemente anunciou a chegada do novo Vectra para o fim deste ano, é possível que, até 2006, uma Zafira reformulada, diferente da européia, surja por aqui, uma vez que ambos os modelos deverão ser feitos sobre a mesma plataforma.