A GM apresenta nesta quinta-feira (30/6), no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, interior de São Paulo, o Celta 1.0 motor Flex. Este é o único modelo da montadora fabricado no Brasil que até hoje tem motor apenas a gasolina.
O Celta é o último dos carros com motor de 1.000cc a ser equipado com motor bicombustível. O primeiro 1.0 a surgir no mercado com a nova tecnologia foi o Fox, depois vieram os modelos da Fiat, lançados recentemente: Mille, Siena e Palio, e o Gol da Volkswagen.
Com este lançamento a montadora entra na concorrência dos carros populares com motor flexível, atual sucesso da indústria automobilística. O Celta é o terceiro colocado em vendas na categoria, mas com o novo motor ?flex? pode superar o Palio, segundo colocado.
Os números mostram que este tipo de motor está tendo um grande crescimento de vendas, superando os motores a gasolina e a álcool. Pesquisas realizadas pela indústria automotiva mostram que os donos de carros ?flex? andam com o tanque abastecido somente com álcool em mais de 90% do tempo.
A aceitação deste motor nos níveis que aconteceram se deve à possibilidade de o consumidor escolher o seu combustível, evitando passar por problemas como aconteceu nos anos 80s, com a crise do álcool, quando se formavam filas de carros nos postos para abastecer. Atualmente o motor ?flex? é responsável por 51% do total de veículos vendidos e a previsão é que este percentual aumente ainda mais. Na próxima edição estaremos publicando os principais detalhes do Celta 1.0 Flex. (BN)