GM completou 85 anos no Brasil

Em 26 de janeiro passado, a General Motors do Brasil, bem como a marca Chevrolet, completaram 85 anos no Brasil.

Em 26 de janeiro de 1925 era registrada, no 2.º Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga.

O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passou a ser General Motors of Brazil S.A. Em setembro do mesmo ano, saía da linha um furgão de entregas urbanas, primeiro Chevrolet montado no País.

Dois anos depois começava a construção da unidade da Avenida Goiás, em São Caetano do Sul (SP). O início da produção foi em outubro de 1928. Hoje a GM do Brasil tem um amplo programa de investimento de R$ 5 bilhões, que prevê a renovação de toda a linha de veículos oferecida no mercado brasileiro.

No ano passado a Chevrolet registrou um novo recorde histórico de vendas, chegando bem próximo das 600 mil unidades. “Vamos investir R$ 5 bilhões no Brasil até 2012, com uma média anual de R$ 1 bilhão. São investimentos em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos veículos”, afirma Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

“Hoje a Chevrolet tem mais de 550 concessionárias por todo o Brasil e oferece a maior linha de veículos 100% flex”, lembra José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da empresa.

A operação brasileira é a terceira maior do mundo, superada apenas por EUA e China. Nos últimos três anos, a Chevrolet registrou recordes sucessivos de vendas.

Em 2007, as vendas chegaram a 498.693 veículos, marca superada em 2008, com 548.943 unidades. Agora, em 2009, as vendas chegaram próximas ao patamar de 600 mil unidades.

Marcos Munhoz, diretor-geral de marketing e vendas da Chevrolet, acentua ainda que a linha de veículos da marca é a maior oferecida pelo setor automobilístico brasileiro no País, com 18 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Agile, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, monovolumes Meriva e Zafira, utilitários esportivos Blazer e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla.

Com complexos industriais em São Caetano do Sul e São José dos Campos, no Estado de São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul – e outras unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (centro distribuidor de peças) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta), a GM do Brasil tem cerca de hoje 21.200 funcionários.

A marca Chevrolet registrou, em 2009, seu melhor resultado de vendas no País, com o emplacamento recorde de 595.536 veículos, com participação de 19% no mercado brasileiro total.

Voltar ao topo