GM apresenta Cruze Hatch em Genebra

No Salão de Genebra deste ano, na Suíça, a General Motors mostra a versão final do Chevrolet Cruze “hatch” que começará a ser vendida nos mercados europeus até o meio do ano.

Como produto, o Cruze hatch chega repleto de expectativas otimistas dentro da GM. Desenvolvido no centro de estilo da GM na Coréia do Sul, o Cruze hatch é uma das principais apostas da montadora norte-americana para os próximos anos.

Carro global da Chevrolet, o modelo chegará também aos mercados emergentes, como o brasileiro. Seu lançamento por aqui será no segundo semestre, primeiro na carroceria sedã. A versão “hatch” chega nos primeiros meses de 2012.

O Cruze substituirá o Vectra, que pode permanecer em linha, oferecido a preços mais em conta para fazer volume de vendas. Sua produção será na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista.

Embora a GM não tenha divulgado as informações técnicas do Cruze hatch na sua apresentação oficial, em Genebra, sabe-se que o modelo usará motores a gasolina e a diesel, da contemporânea família Ecotec – presente no SUV mexicano Captiva. Um deles é o motor 1.8 litro de quatro cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando, que gera potência de 141 cv.

Seu porta-malas tem bons 400 litros de capacidade volumétrica e seus bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40/60. De acordo com Wayne Brannon, presidente da Chevrolet Europa, o segmento em que o modelo vai competir é responsável por um quarto das vendas totais na região, com 65% de participação apenas dos “hatchs”. 

O Cruze hatch foi mostrado ainda como protótipo no Salão de Paris, no fim de 2010. O modelo final inclusive preservou quase todos os traços do carro conceito. No mercado norte-americano o Cruze sedã possuirá opções de motorização, sendo uma 1.8 aspirada, na versão LT, e outra 1.4 turbo na LTZ, que desenvolve 138 cavalos de potência.

As duas configurações também contarão com câmbio manual e automático (ambos de seis velocidades) que auxiliam o veículo a alcançar consumo médio de 17,8 km/l em ciclo combinado.

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