A General Motors do Brasil completa hoje 81 anos de atuação no país, tendo como expressiva importância em suas atividades, o fato de ter se consolidado como um dos cinco centros mundiais de criação de veículos da General Motors Corporation.
O Opala foi o primeiro automóvel nacional fabricado pela GM no Brasil e seu lançamento ocorreu em 1968. A primeira sede da GM funcionou na Avenida Presidente Wilson no bairro do Ipiranga. A GM do Brasil iniciou sua história de sucesso no país em 26 de janeiro de 1925, quando alugou galpões no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para a montagem de veículos importados dos Estados Unidos. Em 1930 inaugurou sua primeira fábrica, em São Caetano do Sul, na região do ABCD.
Hoje, a empresa possui três complexos industriais que produzem veículos. Além do de São Caetano, também estão neste patamar os Complexos Industriais Automotivos de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba (SP), e Gravataí (RS). Existem ainda unidades em Mogi das Cruzes e Sorocaba (SP), onde funcionam, respectivamente, a produção de componentes estampados e o centro distribuidor de peças. Em Indaiatuba, a 130 quilômetros de São Paulo, mantém um dos mais avançados campos de provas do mundo.
A GM do Brasil é a maior subsidiária da corporação na América do Sul e representa 70% das operações totais da divisão LAAM, que congrega a América Latina, África e Oriente Médio. Fora da matriz, nos Estados Unidos, a GM do Brasil é a segunda maior operação, depois da Opel, na Alemanha. A partir do final da década de 60 a GM do Brasil consolidou-se no mercado brasileiro produzindo modelos legendários como o Opala, o primeiro automóvel nacional Chevrolet – a partir de 1968 -, o Chevette, em 1973, e, depois, Monza, Kadett e, mais recentemente, em 1994, o Corsa.
Nos últimos anos, a subsidiária brasileira caracterizou-se pela criatividade e coube a ela desenvolver versões específicas para o Corsa, como o ?station wagon?, a picape e o sedã. Alguns modelos foram criados pelo design e engenharia brasileiros como a picape Montana, o Celta e mais recentemente o novo Vectra. O Meriva, hoje um sucesso no mercado europeu, foi desenvolvido em conjunto pela GM do Brasil e a subsidiária da GM na Europa. Na área social, a GM do Brasil concentra atividades por meio do Instituto General Motors, que foi criado em 1993.