Hoje, talvez, algum antigo morador da Vila Palmira, na vizinha cidade de São José dos Pinhais, lembre-se com saudade daquele que foi o mais destacado e popular preparador e piloto de carreteira local na década de 1950: Germano Schlögl.
Isto porque Germano, catarinense de São Bento do Sul, morto tragicamente num acidente automobilístico ocorrido a 2 de julho de 1961, conquistou muitas vitórias num circuito dessa Vila, incluindo o “Grande Prêmio Cidade de São José dos Pinhais”, em junho de 1961, pilotando a carreteira Ford número 19 na categoria Força Livre.
Ali, em homenagem, uma rua leva o seu nome. Nesta prova, um pneu do carro furou e Germano não dispunha de macaco para erguer o veículo. Seus fans, que eram muitos, ergueram e sustentaram a carreteira até que o pneu fosse trocado.
E Germano venceu a corrida! Preocupado com a segurança do público espectador, presenciamos quando Germano, em outra prova, na volta de aquecimento do motor para a largada, desceu da sua carreteira e “deu uma bronca” em pessoas que estavam na pista, numa curva perigosa na qual os carros entravam derrapando, advertindo-as de que ficassem sobre o barranco.
No dia 15 de setembro de 1956, pilotando um Ford cupê 1949 sem preparo, o piloto sagrou-se bi-campeão das corridas Curitiba/Ponta Grossa/PR, fazendo média de 105 km/hora em estrada de chão, ficando em terceiro lugar na classificação geral, competindo contra as carreteiras preparadas.
Na I Mil Milhas Brasileiras, dias 24/25 de novembro de 1956, em Interlagos/SP, em parceria com o curitibano “Perereca” – Euclides Bastos – na carreteira deste, número 86, uma Ford com motor de caminhão F-600, Germano obteve o quarto lugar entre 36 carros, a mais destacada posição alcançada até hoje nessa prova por um piloto de carreteira paranaense.
No retorno à Curitiba, ambos os pilotos tiveram um dia de glória máxima: carreata pela cidade, incluindo a carreteira, festa, foguetório, entrevistas a rádios e jornais, flores, faixas, abraços dos fans e depois uma recepção oficial no Palácio Iguaçu, presidida pelo Governador Moisés Lupion e a Primeira Dama senhora Iolanda. Foi demais! Germano correu quatro vezes as Mil Milhas.
O jornal Paraná Esportivo elegeu-o “Melhor Automobilista do Paraná”, merecidamente. Jovem, aos 37 anos de idade, morreu em conseqüência de ferimentos sofridos num trágico acidente, domingo, dia 2 de julho de 1961, quando trombou sua carreteira contra ônibus na Rua Marechal Floriano Peixoto, Bairro Inflamáveis. Na foto, a carreteira após o acidente.