General Motors divulga seus principais avanços no Brasil

A General Motors do Brasil lançou o “Relatório Anual de Sustentabilidade 2011”, que apresenta os principais avanços da empresa em suas atividades no Brasil, na gestão corporativa e nas iniciativas voltadas para a área da sustentabilidade. O documento segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização com sede em Amsterdã, Holanda.

De acordo com Marcos Munhoz, vice-presidente da empresa, a publicação é “um balanço das principais realizações e dos avanços obtidos no período de 2010 a 2011, que incluem as iniciativas voltadas para a sustentabilidade, colocadas em prática desde a chegada da GM ao Brasil “. A empresa completará 88 anos de atividades no país no próximo dia 26 de janeiro de 2013.

O complexo da GM localizado em Gravataí (RS) é a primeira unidade da empresa no país a ser certificada como “aterro zero”, em que 100% dos resíduos industriais são reciclados. Este projeto será estendido para as outras fábricas da marca espalhadas pelas cidades de São Caetano do Sul, São José dos Campos, Joinville e Mogi Guaçu. Hoje no mundo todo a GM tem 101 fábricas “aterro zero”. Esse projeto está baseado em quatro pilares: ser culturalmente aceitável, ser ecologicamente correto, responsável socialmente e economicamente viável.

O relatório de sustentabilidade também destaca a construção sustentável da fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), com um investimento superior a R$ 350 milhões. Nesta unidade, a equipe responsável pela engenharia ambiental instalou painéis de energia solar para fornecer energia à linha de produção, sendo a primeira fábrica no Brasil a fazê-lo. Isso vai representar 3% da necessidade energética da linha de produção.

Reciclagem

A GM também divulga que somente em 2011 reciclou mais de 2,6 milhões de toneladas de materiais em todas as suas fábricas no mundo. Esse montante é equivalente a mais que 38 milhões de sacolas de lixo, ou ainda, a um mês de todo o lixo gerado por cada pessoa que vive na cidade de Nova Iorque. Ainda de acordo com a empresa, neste mesmo ano ela conseguiu reduzir em 5% o resíduo gerado por carro fabricado em todas as suas unidades de manufatura. Estes resultados evitaram a emissão de 10 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

* O jornalista viajou a convite da GM.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo